duções derivadas do sector de substância e para promover a sua progressiva transformação num sistema de economia do mercado. A fim de atingir os objectivos a que se propõem os mercados rurais, foi a legislação promulgada informada pelos princípios seguintes:

Atracção dos produtos rurais aos mercados, através da sua localização junto dos locais de produção,

Regularização dos preços dos produtos da terra e disciplina das transacções,

Fixação de preços de sustentação para os produtos destinados a exportação ou de significado no consumo interno,

Garantia de aquisição pelos organismos oficiais dos produtos destinados ao mercado no caso de falta de procura.

Previu-se ainda o dispositivo legal que atribui aos governadores de distrito a competência para exigir que a venda de certos produtos tenha lugar exclusivamente em mercados. Embora se esteja ainda numa fase de arranque, os mercados alcançaram já certo significado Este facto pode ser comprovado pelos números a seguir apresentados, que, além de indicarem a evolução dos mercados rurais, podem dar ideia do que há que esperar da sua evolução futura.

Mercados rurais realizados

O aumento foi, no último ano, de cerca de 50 por cento, o que mostra a aceitação que os mercados começam a merecer ao produtor.

Os valores das transacções apurados nos diversos distritos foram os seguintes:

Valores transaccionados nos mercados rurais

Verificou-se que dos produtos transaccionados foram o café, o algodão, o amendoim, a crueira, o tabaco o a purga os mais representativos. No que diz respeito ao algodão, é animador notar a importância do valor transaccionado (55 000 contos), tendo em consideração o aumento da produção dessa fibra. A análise feita permite que se realce, como principais deficiências do sector comercial.

A pulverização dos estabelecimentos comerciais;

A insuficiência de organização e falta de preparação do comerciante

. Objectivos Sendo os problemas da comercialização de extrema importância para o desenvolvimento sócio-económica da província, torna-se pertinente salientar quais são os objectivos essenciais que devem ser visados no III Plano.

Com reflexo na comercialização interna

Reestruturação, disciplina e controle da actividade comercial tendente a contrariar o crescente aumento do nível geral de preços, muito em especial os das mercadorias com incidência no custo de vida ou destinadas à utilização como bens de produção;

Aceleração do processo de monetarização do sector da economia de subsistência, nomeadamente através da generalização do esquema dos mercados rurais e sua abertura aos industriais e exportadores

Com reflexo no comércio externo

Promoção dos esforços conducentes à expansão das exportações, que permita fazer face, conjuntamente com as rubricas tradicionalmente positivas da balança de pagamentos, às crescentes exigências de disponibilidades de pagamento ao exterior impostas pelo desenvolvimento económico. Investimentos Com vista a alcançar os objectivos acima definidos, o III Plano de Fomento foi dotado de verba para custear os seguintes empreendimentos:

Construção de dois armazéns para recolha de fibra, semente de algodão, insecticidas, etc , em Catete e no Dondo,