O rio Zaire só é navegável pelo longo curso ata Nóqui, onde foi construída uma ponteciais, em exploração, capaz de dar acostagem a navios de tamanho médio nas épocas de cheios e a navios de cabotagem nas estiagens. A navegabilidade do no Cuanza a jusante de Cambambe é um facto comprovado, só tendo como óbice a barra existente na foz. Este problema será, porventura, resolúvel, ligando o rio, por meio de um canal, à baía que nasce no Farol das Palmeirinhas Porém, tal empreendimento pressupõe a fixação de indústrias ou explorações de números, bem como a intensificação da ocupação agro-pecuária das margens, de modo a originarem um tráfego fluvial volumoso e constante O no Cunene apresenta também possibilidades de aproveitamento, como via navegável, entre o Mulondo e Calueque, no percurso de cerca de 150 km, após a regularização dos respectivos caudais.

A navegabilidade dos nos Cubango, Cuito, Longa, Lungué-Bungo, Guando e Zambeze tem sido prospectada, encontrando-se o primeiro em exploração - precária, no entanto

Carenagem Os maiores planos inclinados existentes na província são os da Sorefame, no Lobito, que estão normalmente ocupados na construção de barcos Esta empresa dispõe de dois planos inclinados com 700 t de capacidade e, recentemente, construiu outro para 500 t. Existem ainda dois em Luanda, de fraca capacidade e em mau estado.

Outros planos inclinados existem espalhados pela costa, mas trabalhando normalmente em cascos de madeira com uma capacidade inferior a 100 t.

Esta escassez de meios de alagem impõe que se construa, com a possível brevidade, pelo menos um plano inclinado (ou doca seca) para navios de 2000 a 3000 t. Transportes aéreos A província possui já uma das melhores infra - estruturas aeronáuticas de toda a África. Concebida inicialmente no sentido de, sem prejuízo das indispensáveis condições de segurança, a curto prazo, servir às necessidades, mais prementes dos principais núcleos populacionais, tem ela vindo a ser ininterruptamente melhorada, preocupação que se mantém viva através do propósito de a completar, sobretudo pela construção e beneficiação de aerogares com vista a instalar definitivamente - e em condições de proporcionar o melhor rendimento técnico operacional- alguns serviços até agora em fase de exploração provisória. Em 1961 foi definida uma linha de actuação provincial, que se pode resumir nos dois seguintes pontos: Ampliação de estruturas existentes ou construção de novas, com vista à materialização de um dispositivo aeronáutico capaz de suportar a operação das aeronaves civis;

2) Fomento aeronáutico provincial pela criação e desenvolvimento de aeroclubes, escolas de instrução aeronáutica, empresas de táxis aéreos e cursos de formação e especialização aeronáutica Como aeródromos principais, servindo as capitais de distrito ou pontos de maior tráfego das carreiras internas regulares, tem-se Cabinda, S. Salvador, Malanje Henrique de Carvalho, Novo Redondo, Luso, Serpa Pinto, Lobito, Carmona, Salazar, Benguela, Silva Porto e Sá da Bandeira. Quanto aos aeródromos secundários, que são os utilizados nas carreiras internas regulares, mas não englobadas nas classificações anteriores, e ainda outros onde se verifica maior tráfego aéreo de aviões de empresas de táxis aéreos, aeroclubes e outros, mencionam-se os seguintes Santo António do Zaire, Negage, Ambrizete, Maquela, Cela, Porto Amboim, Pereira de Eça, Sanza Pombo, Camaxilo, Cacolo, Camabatela, Ambriz, Totó, Damba, Portugália, Boçadas, Teixeira de Sousa, Caconda e Cazombo. Os aeródromos e pistas de recurso, que são em número aproximado de três centenas, são utilizáveis por pequenos aviões.

Existem já na província vinte aeroclubes (aos quais foram distribuídos pelos Serviços de Aeronáutica Civil quinze aviões Auster 160) e encontram-se devidamente estruturadas cinco empresas de táxis aéreos, as quais cobrem dez distritos. O tráfego aéreo das carreiras privativas da província tem vindo a aumentar de forma considerável nos últimos anos, como se pode verificar no quadro seguinte

Evolução do tráfego aéreo nas carreiras privativas da província

O contacto da província com o exterior é feito, sobretudo, através do aeroporto de Luanda, que em 1962 foi dotado de mais uma pista, de 3700 m, para os aviões a jacto tipos DC 8 e Boeing 707. Além dos da T A P , escalam o mesmo aeroporto aviões de várias empresas estrangeiras.