Contos
Material circulante .. 82 000
No entanto, outros melhoramentos são necessários para se garantir a eficiente exploração, independentemente do transporte de minérios, melhoramentos estes a financiar pelas verbas do III Plano de Fomento e que a seguir se indicam
Melhoramentos da via
Ligações variante norte da Cheia
Pelo Projecto Mineiro de Cassinga será executada a variante norte da serra da Cheia, sensivelmente entre os actuais quilómetros 165 e 333 Para manter, a partir dessa variante, o acesso ferroviário a Sá da Bandeira, haverá que estabelecer as ligações ao novo traçado do lado de Moçâmedes, cerca do apeadeiro da Quinlemba, numa extensão de 10 km, e do lado de Serpa Pinto, depois da passagem da ponte sobre o rio Caculovar, num percurso de 5 km
Renovação de travessas
A via vai ser muito melhorada - incluindo a substituição do material actualmente em uso - até ao quilómetro 525 pelo empreendimento mineiro de Cassinga. Quanto ao troço entre os quilómetros 525 e 755 (actualmente término), verifica-se a deterioração de grande número de travessas de madeira, que urge substituir
Balastragem
Torna-se urgente, para maior economia da exploração, e maior segurança, completar a balastragem, a brita, do troço em que tal balastragem ainda não existe (entre os quilómetros 525 e 580) e reforçar e completar a balastragem entre os quilómetros 0 e 165
Equipamento
Locomotivas e automotoras
Pelo Projecto Mineiro de Cassinga vão ser adquiridas as locomotivas Diesel necessárias ao transporte do minério de ferro Convirá, pois, adquirir as locomotivas necessárias para as restantes necessidades da exploração. Tais locomotivas deverão ser também Diesel, para evitar o uso simultâneo de dois tipos (vapor e Diesel), que seria antieconómico. Estima-se como necessária, para o efeito, a aquisição de cinco locomotivas, sendo prioritária a aquisição, dentro da vigência do III Plano de Fomento, de três. Prevê-se ainda a aquisição de três automotoras, para atender ao crescente tráfego de passageiros
Carruagens e vagões
Em razão do aumento de tráfego de passageiros, afigura-se necessária a aquisição urgente de, pelo menos, uma carruagem de 2.ª classe
O aumento de tráfego resultante do Projecto Mineiro de Cassinga exigirá constante actuação ao longo da linha, e, para isso, torna-se indispensável apetrechar a exploração com os necessários meios Para tal, propõe-se a aquisição de duas carruagens de serviço
Investimentos do Projecto Mineiro de Cassinga
Esses investimentos não terminarão em 1967, pois haverá, pelo menos, que contar com a construção da grande variante norte da serra da Cheia. Este empreendimento é inscrito «por memória», visto estar incluído nos investimentos considerados no capítulo das indústrias extractivas
3.3. Portos, transportes marítimos e fluviais Luanda
Há ainda que substituir o ramo de ligação entre a «ilha» e o continente, actualmente designado por «ponte», por uma verdadeira obra de arte que permita restabelecer condições hidráulicas destruídas pela construção do aterro.
b) Inscrição de verba para estudos de desenvolvimento do porto, atentas as necessidades que efectivamente venham a demonstrar-se, nomeadamente as respeitantes à movimentação de minérios (de ferro e de alumínio), à cabotagem e à pesca,
c) Consideração «por memória» dos restantes empreendimentos propostos pela província, já que a sua realização pode vir eventualmente a justificar-se por força dos estudos referidos em b),
d) Conclusão das instalações em terra, complementares dos cais terminados em 1966,
e) Aquisição e montagem do equipamento tornado necessário em razão da construção desses mesmos cais.
Lobito