(...) central eléctrica, remodelação e instalação de telecomunicações e controle no edifício da aerogare, melhoramento da vedação periférica e construção do caminho de ronda, aquisição de viaturas e beneficiação do actual hangar. Aeródromos do dispositivo provincial principal Prevê-se a construção de novos aeródromos em Moçâmedes, S Salvador e Lobito, em substituição dos actuais, já insuficientes para as necessidades do momento e, ainda mais, para as que se prevêem num futuro próximo.

De forma a satisfazer aos imperativos de defesa e necessidades civis, prevêem-se grandes reparações no aeródromo de Cabinda, prolongamento da pista do aeródromo do Luso e pavimentação das áreas operacionais do aeródromo de Serpa Pinto, facilitando a utilização destes últimos pelos aviões DC 6. Há ainda a considerar melhoramentos na área operacional do aeroporto de Novo Redondo e no de Silva Porto

Quanto à construção, melhoramento e apetrechamento de aerogares, torres de controlo e abrigos para passageiros, projectam-se obras nos aeródromos de Malanje, Novo Redondo, Carmona, Benguela, Moçâmedes, S. Salvador, Henrique de Carvalho, Silva Porto, Sá da Bandeira e Serpa Pinto.

Prevêem-se investimentos em instalações e melhoramentos respeitantes a teleco municações e ajudas-rádio nos aeródromos de Cabinda, Malanje, Novo Redondo, Carmona, Benguela, Moçâmedes, S Salvador e Silva Porto, em obras de vedação e caminhos de ronda nos aeródromos de Malanje, Carmona, Benguela, Moçâmedes e S Salvador, em energia e sinalização nos aeródromos de Novo Redondo, Benguela, Moçâmedes e Serpa Pinto; e em aquisição de viaturas para todos os aeródromos indicados Aeródromos do dispositivo provincial secundário Para satisfação das necessidades operacionais da D T A , encara-se o tratamento superficial das áreas operacionais nos aeródromos de Pereira de Eça, Roçadas e outros

Prevê-se ainda a construção e melhoramento de abrigos para passageiros em quase todos os aeródromos da classe considerada.

Projecta-se também a instalação de telecomunicações e controle em Portugália, a construção e instalação de uma central eléctrica e radiofarol em Santo António do Zaire, a execução de obras anexas no mesmo aeródromo e a aquisição de viaturas para quase todos os aeródromos Transportes aéreos Está programada a aquisição de três aviões para a rede de transportes provinciais, de sobresselentes iniciais e ferramenta especial para os mesmos, bem como a construção e apetrechamento de uma oficina de electrónicos, de uma oficina especial de motores de turbina, e ainda a aquisição e montagem de um banco de ensaios de motores de turbina. Para a realização dos objectivos atrás enunciados, será necessária, durante o período do III Plano de Fomento, a execução dos empreendimentos que adiante se enumeram Pretende-se levar a cabo a ampliação das estações de Luanda, Nova Lisboa, Benguela e Lobito, bem como a criação da satélite de Vila Alice (Luanda), e a criação de novas centrais automáticas em Cabinda, Carmona, Malanje, Salazar, Novo Redondo, Porto Amboim, Silva Porto, Luso, Moçâmedes, Sá da Bandeira, Gabela, Cela, Mariano Machado, Cubal e Vila Robert Williams Estas realizações proporcionarão a instalação de 8500 a 14 900 números

Impõe-se também a ampliação das estações interurbanas de Luanda, Nova Lisboa, Benguela e Lobito e a instalação dos PAXS para terminais de VHF, a que correspondem as redes telegráficas de Vila Nova, Bela Vista, Chinguar, Vouga, Nova Sintra, barra do Donde, Caxito, Mabubas, Ambriz, Ambizete, Zaire, Quibala e Calulo, com capacidade para 660 a 1060 números

Há igualmente que proceder à aquisição de telefones com marcador.

Com vista a uma limitação dos períodos de conversação, o que terá a dupla vantagem do descongestionamento do tráfego e de maior rendimento do sistema, prevê-se a montagem de um sistema de temporização de chamadas

Como consequência da instalação de centrais, e uma vez que as ledes completam aquelas, há que proceder à aquisição (incluindo acessórios) e montagem de redes novas em cabo, bem como de cabos carregados para VHF, e de cabos de junção carregados para a estação principal de Luanda.

A aquisição de um relógio falante permitirá aos utentes das redes telefónicas a consulta da hora certa, o que se traduzirá na arrecadação de consideráveis receitas. Estações costeiras Como já foi dito, o crescente movimento de tráfego marítimo impõe a necessidade de se apetrecharem convenientemente as estações de apoio a navegação, uma vez que o material em uso está em precárias condições Porém, e pelas razões já expostas, apenas se consideram prioritárias as estações de Luanda e Lobito, às quais, no entanto, se imporá juntar a da Baía dos Tigres Sistema YHF A instalação de novas centrais telefónicas e a ampliação das existentes obriga, logicamente, a que se reconsidere a necessidade urgente da sua interligação, utilizando-se diversos sistemas e tendo em conta a economia, qualidade e rapidez das ligações. Também dentro em pouco sei ao montadas as centrais telex, que igualmente necessitam de interligação. Tanto para a interligação de umas como de outras, pensa-se em utilizar o sistema VHF, não só pela qualidade de transmissão, como pela número de canais disponíveis

Consideram-se, pois, necessárias as ampliações de canais telefónicos e telegráficos e a ligação Nova Lisboa-General Machado. A ampliação de canais telefónicos proporcionará um aumento de 70 canais, e a de canais telegráficos, um aumento de 41 canais.

A ligação Nova Lisboa-General Machado utilizará um sistema de doze canais telefónicos e oito telegráficos principais, servindo Nova Lisboa, Bela Vista, Chinguar, Vouga, Silva Porto, Nova Sintra e General Mac hado Sistema HF (BLU) Embora considerado, pela qualidade de emissão, um sistema subsidiário, a transmissão por BLU será