Magistério primário e habilitação da professores de posto As três escolas de magistério primário existentes na província tiveram o seguinte movimento em 1963-1964 e 1964-1965.

(ver tabela na imagem)

No que se refere às escolas de habilitação de professores de posto - existem quatro femininas, uma mista e uma masculina -, houve uma frequência de 470 alunos em 1963-1964 e de 548 alunos em 1964-1965 Nestes mesmos dois anos, concluíram os seus cursos, com aproveitamento, 909 indivíduos. De notar que ao iniciar-se o ano lectivo de 1965-1966 havia já em exercício de funções

1685 monitores, dos quais 597 apenas estavam habilitados a ministrar o ensino na classe pré-primária. Ensino de artes e ofícios Actualmente funcionam 34 escolas de artes e ofícios - 4 oficiais e 30 a cargo das missões, mas subsidiadas pelo Estado -, absorvendo 100 professores e 2094 alunos Ensino liceal Até meados do decénio da 1950-1960 existiam na província dois liceus oficiais e dezoito colégios particulares ministrando ensino liceal Desenvolveu-se a seguir uma evolução nitidamente dinâmica.

Contando com a frequência do ensino liceal particular, é de prever, com base na evolução verificada desde 1955 a 1965, que a frequência atinja, em 1967 e 1973, respectivamente, 18 225 e 26 510 alunos

Se considerarmos a provável evolução do ensino oficial, teremos que essa frequência atingiria, nos mesmos anos, o número de 9 400 alunos

Frequência no ensino liceal de 1960 a 1966

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Embora, como já ficou dito, o ensino liceal tenha sofrido grande incremento nos últimos anos, enferma ainda de deficiências que urge minorar ou eliminar, entre as quais se devem salientar deficiência de pessoal docente habilitado e de instalações.

Presentemente, funcionam nove liceus em Angola, alguns em regime de desdobramento, por a sua capacidade não comportar a respectiva frequência em regime normal. Teia de ser dada atenção especial as necessidades crescentes de mão-de-obra qualificada, muito particularmente no caso de Angola, pois a insuficiência qualitativa dos recursos humanos disponíveis é de tal modo que, a não ser adoptada uma política de rápida e generalizada formação de trabalhadores qualificados, ficará seriamente comprometido o êxito de boa parte dos empreendimentos a realizar

Reveste-se, pois, de enorme preponderância o papel a desempenhar pelo técnico profissional, tanto no campo industrial como no agrícola e comercial

Não obstante o esforço que tem vindo a ser realizado em prol do ensino técnico, não tem sido possível a satisfação integral das necessidades da província Assim, enquanto o número de alunos anualmente diplomados nos cursos industriais não atingiu ainda o milhar, o número de novos empregos, nas indústrias instaladas e a instalar, cresce já ao ritmo de mais de 3000 por ano.

Mais grave é a situação no sector da agricultura, onde existe uma única escola de regentes agrícolas, que por si só não permite a formação dos técnicos de nível médio indispensáveis. Ensino industrial e comercial No quinquénio de 1960-1965, o acréscimo de escolas e de professores pouco excedeu os 100 por cento, enquanto o de alunos foi superior a 160 por cento. Ensino médio Industrial, comercial e agrícola A partir do ano lectivo de 1963-1964, a província passou a dispor de dois institutos comerciais e dois industriais Verifica-se que a frequência respectiva tem vindo a aumentar num ritmo muito rápido, passando de 48 alunos em 1961-1962 para 410 em 1964-1965.