Quanto ao ensino agrícola, observa-se que a única escola de regentes agrícolas existente é insuficiente para as necessidades da província. O número de alunos nesta escola passou de 21 em 1956-1957 para 212 em 1964-1965 Ensino superior

O ensino universitário iniciou-se em 1963-1964 com o 1.º ano dos seguintes cursos, Engenharia Civil (em Luanda), Engenharia Mecânica (em Luanda), Engenharia Electrotécnica (em Luanda), Engenharia de Minas (em Luanda), Engenharia Químico-Industrial (em Luanda), Médico-Cirúrgico (em Luanda), Medicina Veterinária (em Luanda, actualmente em Nova Lisboa), Agronomia e Silvicultura (em Luanda, actualmente em Nova Lisboa), Ciências Pedagógicas (em Luanda e Sá da Bandeira, actualmente em Sá da Bandeira)

Actualmente existe também em funcionamento o curso de professores adjuntos do 8.º e 11.º grupos do ensino técnico profissional em Sá da Bandeira Os objectivos a visar são

2.1. No que se refere ao ensino primário

1.º Escolaridade em massa no grau primário, através das várias categorias de agentes docentes,

2.º Instalação progressiva de escolas de preparação de agentes docentes que, em prazo relativamente curto, possam contribuir para melhorar a cobertura escolar da província,

3.º Criação de escolas de artes e ofícios para formação complementar do ensino primário, espalhadas pelas povoações mais importantes que não sejam sedes de distritos

O programa destinado à realização de tais objectivos corresponderá a

a) Instalação de 742 postos escolares e 158 escolas primárias com quatro salas de aula cada uma Tais edifícios permitiriam a admissão de 109 920 alunos. A este número haveria que adicionar cerca de 60 000 alunos, correspondentes ao ensino ministrado nas missões e nas escolas das unidades militares

Atendendo a que foi estimado em l 038 088 o número de indivíduos dos 6 aos 12 anos existentes em 1978, a taxa de escolarização correspondente será de 44,5 por cento,

b) Formação de mais 4800 professores As estimativas feitas, admitindo a proporção de l professor para 40 alunos e a taxa de escolarização de 87 por cento, indicam que se torna necessário o total de 10 200 professores. Dado que já existem 5400 professores, tornar-se-iam assim necessários mais 4800

Só há, porém, possibilidades de serem formados 3000 professores, sendo 2400 provenientes das três escolas do magistério existentes e de mais três cuja construção é proposta e 600 provenientes de escolas de professores de posto O déficit existente será preenchido pelos monitores escolares, cuja formação se preconiza em ritmo acelerado;

c) Criação de 117 escolas de artes e ofícios, o que permitirá a absorção de, aproximadamente, 9400 indivíduos

A preparação do pessoal docente conseguir-se-ia mediante a criação, junto de cada escola industrial, de cursos especiais de mestrança com a duração de um a dois anos, de modo a poderem preencher-se os lugares de mestre de ofício

2.2. No que se refere ao ensino liceal

O objectivo a atingir consiste em facultar o ingresso, no ensino oficial, do maior número possível de indivíduos. Sendo assim, julga-se indispensável a construção de liceus com capacidade para, pelo menos, 7000 alunos

Além disso, haverá que melhorar as condições de trabalho, visto que o elemento docente em serviço na província não satisfaz quantitativamente às exigências do ensino, pelo que se impõe a ampliação dos quadros e a melhoria da preparação pedagógica dos professores e de remuneração

2.3. Quanto ao ensino técnico

A carência de trabalhadores qualificados impõe que o programa a estabelecer tenha em vista dois objectivos fundamentais

a) Expansão do ensino técnico tradicional, especialmente do elementar e secundário agrícola,

b) Instituição nas escolas técnicas de cursos de formação profissional acelerada

Intimamente ligado com o incremento que se pensa venha a sofrer o sector da pesca durante o III Plano de Fomento, é proposta a construção de uma escola de pesca em Moçâmedes, destinada a preparação de indivíduos qualificados

Pensa-se que o número de alunos do ensino técnico possa atingir, atendendo ao ritmo actual e às novas escolas a construir, os 24 000 indivíduos em 1973

Estes, juntamente com os 26 000 do ensino liceal, dar-nos-ão uma frequência, no ensino secundário, de cerca de 50 000 alunos em 1973.

Como realizações complementares no sector do ensino, importa considerar-se a necessidade de estabelecer lares para estudantes que, por motivo do prosseguimento dos seus estudos, se têm de separar do lar familiar, e de auxiliar os que carecem de ajuda económica, além do interesse de criar clubes de juventude, de molde a proporcionar ao jovem um ambiente são, onde possa recrear-se através de actividades culturais e gimnodesportivas

2.4. Relativamente ao ensino superior

Como objectivos, preconizam-se os seguintes

a) A instalação dos Estudos Gerais em edifícios especialmente concebidos para as funções que lhes são assinaladas,

b) Esforço no sentido de alcançar os efectivos do pessoal docente dos Estudos Gerais A fim de garantir a viabilidade dos objectivos propostos, há que atender à necessidade da adopção de diversas providências de carácter legislativo, nomeadamente.

Regulamentação e planificação dos cursos de formação profissional acelerada a criar;

Regulamentação do ensino a ministrar na escola de pesca.