Investimentos Em face dos objectivos que atrás ficaram definidos, torna-se necessário que seja dada realização aos empreendimentos a seguir enunciados. Ensino primário

Para as construções escolares necessárias prevêem-se os seguintes tipos de edifícios

Edifícios para escolas primárias com quatro salas de aula,

Edifícios para escolas de ambiência rural com uma sala de aula e residência para professor,

Edifícios para escolas do magistério com doze salas,

Edifícios para escolas de habilitação de professores de posto com oito salas de aula, dormitório, refeitório, granja, igreja e residências para professores,

Edifícios para escolas de artes e ofícios com oito salas, dormitório, refeitório, granja, igreja e residências para professores.

Postos escolares

Prevê-se a construção de postos escolares em diferentes distritos

Escolas do magistério primário

É necessária a construção de edifícios para escolas do magistério, mas deve salientar-se que três deles se destinam a alojar alunos de outras tantas escolas que actualmente funcionam nas sedes das associações de classe em Luanda, Silva Porto e Sá da Bandeira.

Escolas de habilitação de professores de posto

Prevê-se a construção de escolas deste tipo em diversas partes da província

Escolas de artes e ofícios

Prevê-se a construção de escolas deste tipo distribuídas pelos diferentes distritos Ensino liceal

O programa previsto inclui a construção e apetrechamento de liceus distribuídos pelas cidades de Carmona, Luanda, Luso, Silva Porto, Salazar, Novo Redondo e Cabinda.

Secundário industrial e comercial

Está prevista a construção de escolas industriais e comerciais, uma escola técnica elementar e uma escola industrial

Secundário agrícola

Prevê-se a construção e apetrechamento das seguintes escolas

Uma escola prática de agricultura;

Três escolas elementares de agricultura

Prevê-se a construção de uma escola de pesca em Moçâmedes

Médio industrial, comercial e agrícola

Neste grau de ensino prevê-se a construção e respectivo apetrechamento de:

Uma escola de regentes agrícolas. Ensino superior

Os Estudos Gerais devem ser instalados em edifícios funcionais especialmente concebidos

Considerando-se que as instalações representam uma primeira prioridade, foi-lhe consignada a maior percentagem da verba destinada a este grau de ensino e prevista, na distribuição anual, concentração de verbas nos dois primeiros anos do Plano

Para as instalações e apetrechamento dos cursos de Ciências Pedagógicas, de professor adjunto do 8.º e 11.º grupos do ensino técnico profissional, Médico-Cirúrgico, de Engenharia, de Agronomia e Silvicultura e de Medicina Veterinária, é de considerar a necessária dotação. Problemas da Juventude

Prevê-se a construção de lares e pousadas para estudantes e a criação de clubes de juventude de estabelecimentos de ensino secundário. Investigação ligada ao ensino Tradicionalmente ligadas, investigação científica e ensino superior constituem duas actividades interdependentes e, num sentido, indissociáveis. Se é possível admitir, sobretudo nos domínios da aplicação e da tecnologia, instituições dedicadas exclusivamente à investigação científica sem quaisquer funções docentes (embora quase sempre articuladas mais ou menos directamente com o ensino), parece inconcebível uma Universidade estática e passiva, limitada a ensinar tardiamente aquilo que os outros descobriram.

Os Estudos Gerais Universitários, parte própria da Universidade portuguesa, não podiam alhear-se deste principio fundamental Assim o entendeu o legislador, que no artigo 12.º do Decreto-Lei n.º 44 530 e no artigo 15.º do Decreto-Lei n.º 45 180 prevê a integração dos organismos de investigação científica com sede nas respectivas províncias, assim o entenderam o Senado Universitário e os Governos central e provincial, ao aproximar diversos cursos das instituições responsáveis pela investigação nos domínios correspondentes Os Estudos Gerais Universitários cobrem todos os tipos de investigação, mas é sobretudo no sentido da pesquisa fundamental que se exercerá a sua actividade

No entanto, os Estudos Gerais Universitários encontram-se ainda na fase de organização Não é, pois, realista pretender estruturar desde já um pormenorizado plano de investigações, mesmo para o prazo relativamente próximo abrangido pelo III Plano de Fomento

Julgou-se antes mais razoável procurar obter as condições mínimas de trabalho e realizar progressivamente os projectos que se revelarem praticáveis com os meios próprios disponíveis e os recursos de outros organismos do investigação.