Previsão dos saldos da balança de pagamentos sem intervenção do Plano
Unidade: milhar de contos
(Ver Quadro na Imagem).
Admitindo a evolução exponencial dos saldos globais (hipótese pessimista), o resultado a que se chegou, somando os efeitos adicionais estimados com a execução dos empreendimentos do Plano, embora se não considere a substituição de importações, é, de forma importante, corrector da evolução desfavorável, como se vê no quadro seguinte.
Previsão dos saldos da balança de pagamentos com a intervenção do Plano
Unidade: milhar de contos
 (Ver Quadro na Imagem).
  Note-se que se não atendeu a que a subida de nível de vida, como consequência do desenvolvimento provocado pela execução do Plano, implicará maiores importações, não só de equipamento, como também de bens sumptuários, mas julga-se que tal estará compensado pela forma cautelosa como todos os valores foram estornados e com a esperada actuação dos serviços que intervêm na condução das importações.
  Poder-se-á com relativa segurança concluir que os dispêndios em divisas na execução do III Plano de Fomento em investimentos públicos são compatíveis com a previsível disponibilidade de divisas no mesmo período e, mais do que isso, o Plano contribuirá de forma an ualmente crescente para tornar positiva a balança de pagamentos, que se vem apresentando em posição de deterioração
  Total de empregos criados pelas estruturas a aparecer devido a projectos e medidas.
  Total de empregos criados nas empresas formadas.
  Em 115 000 pequenas empresas familiares ............... 463 000
  Total 493 787
  Verifica-se, ainda, que o pessoal nos empregos criados pelas estruturas previstas pelos projectos e medidas será, por níveis de qualificação, o seguinte.
  Indivíduos
  Não evoluído ou autóctone não especializado 6 770
  Não evoluído ou autóctone especializado 5 368
  Não classificado 2 250
  Assim, os 463 000 indivíduos que se espera virão a contactar com a economia de mercado sob uma forma mais intensa dizem respeito a mais de 115 000 pequenas empresas constituídas de novo ou, na maioria dos casos, simplesmente polarizadas pela acção de planeamento encarada.
  No que, respeita aos 6770 indivíduos a contratar para as estruturas e meios de acção previstos pelos projectos, entendeu-se não existirem problemas, dada a experiência passada e o conhecimento das zonas onde actuarão essas estruturas.
  Pelo que toca a mão-de-obra especializada - 5863 unidades -, antevê-se a sua formação em moldes simplificados, conforme foi encarado nos projectos sempre que se referiu a formação de monitores e práticos agrícolas ou pecuários.
  Entende-se que, a medida das necessidades, será possível escalonar a sua formação acelerada com a colaboração dos serviços de extensão e a experiência que na matéria de formação de monitores autóctones se possur.
  No relativo aos 4854 indivíduos especializados previstos para as estruturas de execução dos projectos e medidas, há que distinguir as suas diferentes categorias.
  De formação secundária ........... 2 873
  De formação primária ............. 344
  Quanto ao pessoal de formação primária e mesmo secundária, entende-se que os saldos migratórios actuais, os desmobilizados e o aumento previsto de caudal de