superior ao valor que veio a ser programado, esperando-se, porém, que venha a exceder volumosamente aquele primeiro investimento previsto em estradas no decurso do sexénio de 1968-1973, dada a forma cautelosa como se demonstrou que foi feita a mobilização financeira das verbas provenientes desta fonte de administração provincial. É muito importante notar que se procurou dar vida permanente, do ponto de vista financeiro, a vários empreendimentos, pois parte das verbas e, nalguns casos, a totalidade das verbas a conceder pelo Plano destinam-se a ser aplicadas como recuperação no tempo, o que vem a tomar maior o investimento que se fará efectivamente, por rotação do capital mobilizado no decurso de 1968 a 1973, embora por prudência não se contabilizem no investimento previsto no período. Estão neste caso a generalidade dos empreendimentos de povoamento e das verbas dos projectos agrícolas e pecuários que se destinam a conceder um apoio creditício aos agricultores, quer instalados, quer a instalar. É evidente que se pode afirmar que se aliviará assim o IV Plano de Fomento, pois o mesmo capital continuará a rodar para além de 1973. Do mesmo modo se espera no período do Plano uma comparticipação das autarquias locais de cerca de 56 000 contos em complemento dos 95 000 contos a serem investidos pelo Plano em obras públicas (melhoramentos locais). Aqueles 56 000 contos não entraram no cômputo conjunto dos investimentos do Plano. No sector da habitação, o problema, como será referido adiante, deve envolver uma procura de crédito interno, pela Junta de Bairros e Casas Populares, da ordem dos 128 000 contos, para serem investidos na obtenção de terrenos e urbanização dos mesmos, o que se não contabilizou também a favor do Plano Este investimento deve originar, por porte dos futuros possuidores dos lotes para construção, um outro investimento que não foi objecto de estimativa. Não se deixa de fazer referência ao caso, nomeadamente pela importância que tem no aspecto social. Também não se considerou incluído no Plano o empreendimento de Cabora Bassa, cujo investimento deve oscilar entre os 6 e 10 milhões de contos a encontrar externamente. Instituições de crédito Relativamente a estas instituições, apenas se refere a capacidade de absorção de promissórias do fomento ultramarino, que se considera poder atingir perto de 100 000 contos no ano de 1968, e a possibilidade de subscrição de obrigações de fomento por parte destas instituições e também de entidades particulares, o que se estimou em 400 000 contos, a serem cobertos com o seguinte escalonamento.

Percentagens Particulares e empresas Foi estimado que o investimento bruto em indústrias transformadoras no decurso do sexénio de 1968 a 1973 atingiria o quantitativo de 5,21 milhões de contos, assim repartidos.

Previsão do investimento bruto em indústrias transformadoras no período do III Plano em milhares de contos Não se considerou para cômputo de investimento do Plano o autofinanciamento que se espera dos agricultores e criadores, o qual será importante, porquanto só no caso do povoamento orientado se estima que sejam auto-investidos cerca de 50 000 contos pelos colonos. Participação privada nas sociedades do financiamento do desenvolvimento Inscreve-se no III Plano o valor de 150 000 contos, que foi julgado ser possível por "participação privada nas previstas sociedades de financiamento do desenvolvimento". Fontes externas Só se firmou como necessário ao III Plano o recurso ao crédito e provavelmente ao critério externo, nos casos dos Serviços de Portos, Caminhos de Ferro e Transportes (2 milhões de contos sob a forma de empréstimo externo, provavelmente puro, e 1290 milhares de contos sob formas de outros tipos de empréstimos) e, no caso da energia (380 000 contos para realização do aproveitamento do Alto Molócuè e 380 000 contos para a construção da barragem do Massingir). O calendário anual do financiamento restrito aos investimentos estaduais, com excepção dos que se prevê que sejam efectuados pelos Serviços de Portos, Caminhos de Ferro e Transportes da província e caminho de ferro da Beira, é o seguinte:

Previsão do financiamento do III Plano pelas fontes expressas