Os custos da energia eléctrica produzida por estas centrais são função fundamentalmente do tipo de central, do custo do combustível e do factor de capacidade, mas pode dizer-se, de um modo geral, que os custos são elevados e, em certos casos, desencorajadores para novas instalações industriais
Sucede que a utilização de grupos electrogéneos consumindo fuel-oil pode possibilitar a produção de energia eléctrica a preços bastante inferiores aos obtidos em muitas centrais térmicas consumindo gasóleo, desde que o fuel-oil seja fornecido a granel, em condições favoráveis. Dada a importância do assunto, foram especialmente analisados os problemas do transporte dos produtos petrolíferos por cabotagem, seu fornecimento e armazenagem
Por outro lado, deve ser encarada com todo o interesse a possibilidade de utilização dos carvões de Moatize na produção de energia eléctrica, visto tratar-se de um combustível da província, devendo notar-se, todavia, que as centrais a carvão apenas são competidoras com as centrais a Diesel a partir de consumos da ordem dos 50 kWh a 60 kWh, dados os maiores encargos de instalação para pequenas potências instaladas.
Nestas circunstâncias, o problema da produção de energia por via térmica terá de se convenientemente estudado para cada caso, tendo em vista a possibilidade de utilização de combustíveis da província -carvão de Moatize e refinados de petróleo da Sonarep-, ficando a escolha do combustível a utilizar subordinada ao valor da potência e utilização anual da ponta máxima, bem como as vantagens e desvantagens que em cada caso oferece o uso dos referidos combustíveis, atendendo sempre, porém, a que é do máximo interesse nacional depender o menos possível de fontes externas de energia, de modo a evitar saída de divisas Em particular no caso da nova central térmica a instalar para abastecimento da região de Lourenço Marques (C T. III), que poderá laborar com carvão importado, de origem sul-africana, em boas condições de preço, tem muito interesse considerar a possibilidade de projectar a central de modo a serem consumidos indiferentemente os dois combustíveis - carvão e fuel-oil.
Nestas circunstâncias, atendendo a que não parece haver vantagem em que a frota da cabotagem da província seja dotada de um petroleiro com características apropriadas para esta finalidade, recomenda-se que seja devidamente esclarecida a possibilidade de os navios de longo curso transportarem fuel-oil a granel
Sendo isto possível, ficaria assegurado o abastecimento dos portos da Beira, Nacala e Porto Amélia, considerando-se suficientes a frota de cabotagem existente e os transportes rodoviários e ferroviários para o tráfego deste combustível entre os demais portos e para o hinterland.
Nestas condições, independentemente da continuação das prospecções em curso, promoveu-se o alargamento das prospecções a novas áreas, considerando a participação neste trabalho de outras empresas especializadas
Nesta área põem-se alternativas de grande importância, para a elucidação das quais não existem ainda suficientes elementos de analise, na escolha dos meios de produção que deverão seguir-se ao alteamento da barragem da Chicamba Real à cota definitiva, nomeadamente
Outros aproveitamentos na bacia hidrográfica do Revuè (centrais do Mavúzi II, Mavúzi III, etc ),
Aproveitamentos hidráulicos de fins múltiplos no Pungue,
Centrais térmicas, a localizar, possivelmente, no Dondo ou na Beira
Acresce que a circunstância de se prorrogar ou não o actual contrato de exportação de energia para a Rodésia vai afectar as decisões que vierem a ser tomadas, mais concretamente as datas em que as novas fontes de produção de energia terão de entrar em serviço
Nestas circunstâncias, é indispensável, para melhor basear quaisquer opções futuras, que a concessionária apresente, o mais rapidamente possível, o projecto de obras a executar na zona de concessão
Energia
Programa de Investimentos