Os objectivos a alcançar são os seguintes

Apetrechamento da doca seca da Bena, que permitirá a docagem de todos os navios que se dedicam & cabotagem na costa de Moçambique, bem como dos navios de guerra em sei viço na província, prevê-se também a aquisição de equipamento flutuante para os principais portos de Moçambique, além de se considerarem diversos trabalhos de farolagem,

Adaptação do serviço de cabotagem às necessidades reais da província, atendendo-se principalmente nos baixos coeficientes de utilização da frota, à escalagem de portos que o não justificam e à inadequação do tipo de navios

d) Transportes aéreos

255 O principal objectivo incluído no programa de aeroportos reside em tornar-se possível a navegação aérea nocturna com segui (inça, mesmo em más condições meteorológicas, donde resulte melhor utilização da frota aérea de Moçambique

Assim, os aviões das carreiras regulares da Divisão de Exploração de Transportes Aéreos passarão das 2000 horas de voo por avião F 27 por ano, par a 25 000 horas, o que corresponde a eliminai o estrangulamento de tráfego que hoje se verifica sem aumento de frota

A viabilidade dos voos nocturnos implica a necessidade dos melhoramentos considerados mais do ponto de vista de segurança aérea (comunicações, ajudas-rádio, emergência e sinalização) do que em melhoramentos nas infra-estruturas, com excepção dos aeródromos que se pretende que estejam feitos de novo no período do Plano Quelimane, Porto Amélia e Loureuço Marques

Pretende-se, por aquisição pela Divisão de Exploração de Transportes Aéreos de novos aviões, atender às necessidades da evolução do tráfego, que aumenta de 15 por cento em relação a cada ano anterior

Está prevista a aquisição de um Foklr 27 em 1968, um jacto para 60-70 lugares em 1970 e outro em 1972, estas aquisições poderão, no entanto, sofrer alteração, se foi possível dar concretização urgente, como está previsto, no voo nocturno. Deste modo, todo o programa de aquisições sofrera u m diferimento, pela possibilidade que adviria de voar mais durante as 24 horas

Prevê-se também o reequipamento geral das oficinas da Divisão de Exploração de Transportes Aéreos

e) Telecomunicações 256. Os objectivos são os seguintes

Estabelecimento do equilíbrio da exploração dos correios, telégrafos e telefones de Moçambique,

Melhoria das redes telefónicas urbanas rentáveis de Lourenço Marques e Beira,

Instalação de telex na província adora e orientados na direcção este-oeste (linhas de Bessano Garcia, Goba, Limpopo e Beira), e caminhos de ferro nitidamente deficitários as linhas de Gaza e Inhambane,

A linha de Tete, cujo interesse dependerá do desenvolvimento do distrito do Tete, o qual, por sua vez, neste momento, está subordinado ao programa de desenvolvimento do Zambeze,

Ao caminho de feiro de Quehmane, cuja viabilidade de existência não se pode ainda julgar, dada a falta de elementos para tal efeito,

A linha de Moçambique, que sofreu prejuízos anuais de tendência crescente (cerca de 160 000 contos de 1960 a 1965, cabendo só a este último ano 33 330 coutos), a qual, dada a sua extensão, as legiões que serve e a sua ligação ao Malnui, tenderá certamente para melhor situação,

A um conjunto de portos na província, alguns dos quais com tráfegos irrisórios, todos com tarifas desarmonizadas (pesando as mesmas excessivamente nos custos de cabotagem) e com uma oferta de serviços em condições muito diversas, julga-se que, especialmente para o norte de Quelunane, é necessário o encerramento de alguns deles, concentrando o tráfego noutros, ligado a e&te problema, vem o do equacionamento da rede de estiadas, que deverá aparecer como consequência lógica,

A um serviço de cabotagem, importante como factor de integração do território, por ser a via actual de transporte na direcção norte-sul, serviço este cujos problemas necessitam de ser reconsiderados em novos moldes,

A uma rede de estradas desligada na direcção norte-sul e não garantindo passagem durante todo o ano em grandes superfícies da província

Através das medidas previstas, tomaram-se em consideração, dentro do possível, os problemas de conjunto, havendo, porém, insuficiências por não ter sido possível coligir todos os elementos que permitissem definir uma política geral de transportes.

Dada a evolução que se prevê para a província de Moçambique, é necessário que o tráfego interno passe a ser considerado sob óptica que lhe dê o relevo conveniente, visto até ao presente ter-se dado maior importância aos problemas de tráfego internacional

Têm as verbas referentes aos Serviços de Portos, Caminhos de Ferro e Transportes foi te incidência no orçamento geral da província, pelo que se apresenta a seguir um quadro comparativo das receitas arrecadadas através do orçamento ordinário em 1963, 1964 e 1965 e das verbas com que tais Serviços participam naqueles totais

Receitas arrecadadas Unidade: milhar de escu dos