Dados estes valores muito significativos, pode considerar-se que estes serviços suo estratégicos, pelo lado financeiro, na economia da província Reconhecem os próprios serviços a necessidade de melhorarem a sua produtividade Deve, portanto, obter-se o mais rapidamente possível a mais adequada organização dos serviços, esperando-se que daí resultem benefícios financeiros. Os concursos para a construção de estradas devem incluir obras em regiões perturbadas e não perturbadas, a fim de se minorar o inconveniente de os empreiteiros pedirem altos preços por empreitada em regiões perturbadas.

Deve-se ainda explicitar uma política relativamente à camionagem dos Serviços de Portos, Caminhos de Ferro e Transportes e das entidades privadas. Caminhos de ferro Recomenda-se o uso de vagões de tipo apropriado às diferentes espécies de mercadorias transportadas.

Quanto a coda uma das linhas, referir-se-ão apenas sugestões inteiramente novas, dado que estão em curso várias beneficiações no sistema ferroviário da província que melhorarão as respectivas capacidades de transporte.

Na linha de Ressano Garcia poderá aumentar-se sensivelmente a capacidade de tráfego, ampliando as possibilidades de recepção e expedição dos comboios, sobretudo na estação de Ressano Garcia Interessa manter o esforço que se está a fazer no sentido de se melhorar o tipo e a potência de reboque das locomotivas, sendo de prever pequenos melhoramentos no sistema de exploração de algumas estações no que respeita a comando de agulhas, mais vias sinalizadas, etc.

Na linha de Goba, se o aumento de tráfego com a Suazilândia o justificar, deverão levar-se a efeito algumas correcções em perfil, com vista à uniformização dos valores de rampa integral máxima, limitando-se a 15 por cento.

Há que fazer um reajustamento na densidade dos apeadeiros e estações, eliminando alguns e melhorando os restantes, de forma n conseguirem-se boas condições de cruzamento de comboios.

Na linha do Tete, na hipótese de um aumento substancial de tráfego, será indispensável ampliar consideravelmente a estação de ligação do Trans-Zambezian-Railway (Munhava).

No caso de o tráfego aumentar, haverá que prever a substituição do equipamento por outro mais pesado.

Como é relativamente fraca a densidade de apeadeiros e estações, será de considerar, em caso de necessidade, a sua correcção.

Quando o aumento de tráfego o justificar, será de prever a instalação de sinalização automática.

É importante considerar que esta linha apresenta prejuízos anuais acumulados da ordem dos 96 000 contos no período de 1960 a 1965, cabendo a este último ano cerca de 16 500 contos

Estas melhorias só serão de encarar se o Trans-Zambezian-Rail way efectuar, como está previsto, beneficiações correspondentes na sua linha.

Quanto a rede de Moçambique, dadas as características do traçado, com rampas muito acentuadas, qualquer aumento de tráfego obriga a Trabalhos de correcção do perfil, forçosamente muito dispendiosos.

Sistema de ti acção permitindo aumentar a capacidade de carga dos comboios tracção dupla ou locomotivas de grande potência Esta segunda solução obriga também à substituição do carril de 30 kg por outro mais pesado. Sugere-se, no entanto, havendo um aumento substancial de tráfego, que se proceda a um estudo económico para verificar se são será preferível a introdução da sinalização automática.

A densidade dos apeadeiros e estações é baixa, pelo que conviul conseguir os espaçamentos de 15 km a 20 km.

Ás explorações ferroviárias de Inhambane e Gaza são muito deficitárias, tendo o prejuízo, no ano de 1965, atingido cerca de 15 por cento do valor do inventário, o que monta anualmente a cerca de 9000 contos (de 1962 a 1965 o prejuízo acumulado é de 36 800 contos).

A zona é bem servida por transportes terrestres, que estão longe do limite da sua capacidade.

Não é de encarar a hipótese de ligação destas explorações à exploração de Lourenço Marques, pelos elevados investimentos necessários e ausência de rentabilidade.

Recomenda-se o encerramento destas linhas como solução mais conveniente. Além da já referida necessidade de se definirem quais os portos necessárias e quais os que podem ser eliminados, pretende-se o estabelecimento de um conjunto de medidas com vista à eficiência dos serviços portuários.

A eliminação de determinados portos de cabotagem não justificáveis permitirá diminuição de despesas de funcionamento e investimento.

Devem prosseguir os estudos relativos a cabotagem, com vista a atinge-se a maior produtividade no subsector.

Entretanto, seria conveniente que entre as empresas detentoras da frota de cabotagem se estabelecesse acordo que levasse a definir escalas nos vários portos, dentro de um plano comum e com o objectivo de lhes serem proporcionadas melhores condições de exploração, resultando dai a eliminação dos baixos coeficientes de utilização da frota actual.

Será ainda necessário encarar-se o problema da adequação do tipo de navios os quantidades de trafego a transportar.

Deve também ser encarado o problema do transporte de combustíveis líquidos na costa de Moçambique Transportes aéreos Devem completar-se os quadros dos Serviços de Aeronáutica Civil para haver correspondência entre os altos valores investidos em material e o pessoal para o explorar.

Pretende-se verificar em que medida se poderão restringir os investimentos propostos em aquisição de aviões paia a Divisão de Exploração dos Transportes Aéreos, com uma mais intensiva utilização da frota actual. Aliás, a concretizar-se o voo nocturno, já será possível conseguir um diferimento nos prazos das compras dos novos aviões. Recomendou-se o estudo do problema dos correios, telégrafos e telefones, do ponto de vista das suas