No acesso aos viadutos na Baixa do Fungue (6 km) (Prazo de execução 6 meses Projecto a iniciar)
Outros melhoramentos
EN 102 - PA
EN 6 - Vila Gouveia (110 km) (Prazo de execução 30 meses Projecto concluído) Vila Gouveia-Changara (150 km)
TOAC e PA - Inchope-Vila Paiva de Andrade (81 km) (Prazo de execução 20 meses Projecto concluído)
TOAC e PA - Vila Paiva-Vila Fontes (200 km) (Prazo de execução 40 meses Projecto em curso)
Dombe-Espungabera
Espungabera-Algeirão-Massangena
Algeirão-Machaze-Chibabava-Estaquinha.
Dombe-EN 1
Dombe-Sussundenga
EN 1 - Nova Sofala
Canxixe-Chiremba-Chemba
Chemba-Vila Sena-EN 1.
Maringuè-EN 1
Inbambane
Gaza
Machaíla-Limite do distrito
Mapulanguene-Migude
Jantigué-EN 208-EN 1 (Prazo de execução 9 meses Projecto a iniciar)
Chibuto-Jantigué (Prazo de execução 10 meses Projecto a iniciar)
Lourenço Marques
Haver necessidade de renovar a frota da camionagem automóvel, boje composta de mais de 300 unidades, camiões e autocarros, visto as disponibilidades financeiras não terem tornado possível a substituição progressiva de viaturas que há muito ultrapassaram o seu limite de vida (a medida inclui a aquisição de 60 camiões de carga e 40 autocarros).
Sei necessário equipar convenientemente as oficinas das cinco secções da camionagem automóvel.
Haver necessidade de construir casas paia o pessoal da camionagem, quer nas localidades onde se situam as sedes de cada uma das cinco secções, quer nos pontos terminais de algumas carreiras muito longas.
Procurou-se assim, atender fundamentalmente ao aumento do tráfego previsto, oriundo dos países vizinhos.
Ira incidir o principal esforço em caminhos de ferro, na lede de Lourenço Marques, caminho de ferro da Beira, caminho de ferro do Teto, caminho de ferro de Moçambique e caminho de ferro de Quelimane, atendendo-se também às necessidades da rede interna.
No que se refere ao tráfego interno, fizeram-se várias recomendações, pois será possível trazer economias ao subsector se se fecharem algumas linhas de caminho de ferro.
O maior esforço incidirá nos portos de Lourenço Marques, Beira e Nacala, tendo ainda sido considerado o apetrechamento da doca seca da Beira, cujas dimensões permitirão docar qualquer dos navios de cabotagem existentes ou mesmo qualquer dos navios de guerra actualmente em serviço ou previstos para actuai na costa de Moçambique.
Também no caso dos portos - tal como para os caminhos de ferro -, no que se refere ao tráfego interno, se fizeram várias recomendações, pois será possível trazer economias ao subsector se se fecharem alguns portos de tráfego diminuto, o qual pode ser desviado sem afectar a economia da província.