contos. Por isso, tal empreendimento foi incluído no programa de investimentos dos Serviços de Peitos, Caminhos de Ferro e Transportes.
Ligado ao problema dos transportes dos cereais daqueles pontos até ao porto da Beira, surgiu a necessidade de se recomendar o equipamento com material ferroviário adequado para transportes a granel nos percursos Vila Pery-Beira e Tete (Moatize e Caldas Xavier)-Beira
Considera-se, por isso, que os silos a construir nos vales do Incomáti e Limpopo disporão de material ferroviário adequado para transporte a granel ato ao porto de Lourenço Marques, podendo os cereais provenientes daquelas e de outras zonas do Sul e do Norte utilizar aquele silo.
O programa para o sexénio envolve também a aquisição de dois rebocadores e uma dragueta de sucção, além de varias embarcações para balizagem, pilotos e polícia marítima Isto no que respeita a equipamento flutuante
Um rebocador de 600/800 HP,
Uma barcaça para balizagem,
Apetrechamento da doca seca, construção e apetrechamento das oficinas navais da Capitania
Construção e apetrechamento das oficinas da Capitania
Uma embarcação para transporte de pilotos e polícia marítima
Uma dragueta de sucção estacionária
Conseguir a utilização dos aeródromos em qualquer altura do ano, independentemente das condições meteorológicas,
Tornar possível o voo nocturno,
Operar com aviões de tipos maiores;
Aumentar as condições de segurança
Obter-se-á assim um melhor aproveitamento do material, havendo apenas que estabelecer a necessária correspondência com o pessoal para explorar.
Quanto aos aeródromos, prevê-se maior actuação, durante o III Plano de Fomento, nos de Mocímboa da Piaia, Porto Amélia, Vila Cabia!, Vila Coutinho, Lumbo, Nam-puln, Tete, António Enes, Quelimane, Vila Pery, Beira, Vilanculos, Inhambane, João Belo, S. Martinho do Bilene e Lourenço Marques.
No que respeita à D E T A (Divisão de Exploração dos Transportes Aéreos), dada a evolução do trafego, dirige-se o programa para a aquisição de novas aeronaves e respectivo equipamento oficial.
E de salientar que a concretização urgente do apetrechamento dos aeródromos que possibilite o voo nocturno terá a vantagem de diferir o programa de compras de novos aviões, o que levou a considerar-se como urgente a execução daquele apetrechamento, previsto na medida de fomento relativa a aeródromos.
Não houve que proceder a compatibilização com outros sectores, visto que os serviços da D E T. A que tratam das carreiras aéreas consideram que os programas que têm permitem ir correspondendo às necessidades crescentes de trafego.
Mocímbos da Praia
Áreas de manobra
Equipamento de segurança aérea da área-SSB
Urbanização, etc.