Turismo

Programa de Investimentos

Unidade, milhar da escudos Evolução recente e problemas actuais No sentido de, no espaço de vinte anos, Be conseguir uma escolaridade generalizada na província, prevê-se que em 1973 se haja atingido uma taxa de escolaridade de, pelo menos, 40 por cento, o que constitui largo passo no intuito de se alcançar o fira em vista.

As campanhas de alfabetização das massas rurais, previstas mormente entre adultos, através dos serviços extra-escolares e dos cursos nocturnos e de ensino primário, permitirão obter um indico mais elevado na luta contra e analfabetismo.

Foi também dada glande atenção as necessidades de pessoal técnico qualificado a todos os níveis no sector agro-pecuário, pelo que se espera, com as escolas a criai, atender às necessidades deste tão importante sector na economia de Moçambique durante o período do III Plano de fomento.

Nos outros tipos de ensino procurou-se eliminai algumas deficiências no capitulo de instalações, alargando-se mais a malha de cobertura da província. Quanto ao ensino universitário, pretendeu-se contribuir para a continuação da melhoria das construções e aspectos complementares, bem como do equipamento científico. Nos aspectos da compatibilização com outros sectores, deve mencionar-se que as necessidades da agricultura, silvicultura e pecuária levaram a que o esforço educacional se de preferência para o tipo de ensino que permite a formação, a diversos graus, de técnicos agro-pecuários.

Planeou-se por isso, a ampliação das escolas primai ias rurais com granjas agrícolas e pecuárias, permitindo que 03 alunos comecem, desde os primeiros bancos escolares, a aprendizagem e o despertar de interesse pela parte literária, juntamente com as técnicas rurais, próprias do seu melo ambiente.

No que respeita às necessidades quanto a educação noutros sectores, verificou-se que o programa proposto satisfaria, tanto no campo do ensino técnico, em que se dará relevo às escolas de artes e ofícios, como no campo do ensino liceal e superior.

No caso da formação acelerada de pessoal que mais interessa à indústria de transformação, fez-se uma recomendação com vista a obter-se apoio das entidades oficiais da metrópole e das privadas de Moçambique. Com a execução do programa que se propõe, conseguir-se-á atingir em 1973 uma taxa de escolarização de 49 por cento O número de alunos por professor (no ensino primário) manter-se-á em 75, o que corresponde a cerca de 30 alunos por classe.

Considere-se que, se essa taxa for atingida, se terá dado um passo importante no sentido da escolarização generalizada.

Tendo em consideração a taxa de escolarização que se propõe como meta a atingir na vigência do III Plano de Fomento e a estimativa da população escalonável e admitindo, como hipótese, que n percentagem dessa população ó sensivelmente semelhante em todos os distritos, construiu-se o seguinte quadro, que contém a repartição daquela meta por distritos.

(a) Adoptou-se a taxa de 40 por cento para o cálculo da população escolarizável, tendo em vista o alargamento desta população com a aplicação ao ultramar do ensino primário complementar.

Outro objectivo a atingir consiste no alargamento da alfabetização pela acção do serviço extra-escolar e dos cursos nocturnos de ensino primário a maior número de indivíduos do que o verificado nos últimos anos Espera-se, assim, conseguir.

20 000 alunos/ano nos cursos nocturnos do ensino primário,

50 000 alunos/ano por acção do serviço extra-escolar Quanto ao ensino secundário, tem importância referir que com o programa proposto se consegue dotar a província com uma rede de ensino agrícola e pecuário a nível elementar, secundário e médio que se considera adequada às necessidades esperadas em técnicos destas especialidades