O fornecimento de energia ao concelho das ilhas está a cargo da respectiva câmara municipal. A electrificação, tanto da Taipa como de Coloane, processou-se no decurso do II Plano de Fomento.

Do início, a energia em produzida na Taipa e transportada depois entre ilhas por meio de um cabo submarino de 6 kW Posteriormente, porém, houve necessidade 116,80 de instalar um gerador em cada ilha. Nestas condições, programam-se investimentos destinados a aumentar a potência instalada em cada ilha e a promover o seu conveniente transporte e distribuição, tendo em vista, além do mais, o desenvolvimento turístico que se prevê fomentar.

Energia

Programa de Investimentos Circuitos de distribuição Em Macau, o comércio local depende, sobretudo, de importações recebidas da China Continental e de outras que efectue via Hong-Kong, com as quais se provê ao abastecimento das indústrias locais, das populações da província e das regiões fronteiriças.

Campo exclusivo da iniciativa privada, não se consideram necessários investimentos no sector Evolução recente e problemas actuais As deficientes condições oferecidas pelo porto da Macau aos navios de grande tonelagem têm constituído obstáculos a expansão das trocas comerciais, que, juntamente com a pesca e a indústria transformadora, estão na base da economia da província.

A navegação de longo curso apresenta, pois, posição muito secundária no movimento do porto

Do movimento anual, 99 por cento devem-se às embarcações de navegação costeira, de nacionalidades estrangeiras na sua totalidade, devendo apontar-se as tendências nitidamente dinâmicas reveladas pela evolução do tráfego portuário

O movimento de passageiros por via marítima acusa também um rápido crescimento

A ligação marítima com Hong-Kong é ainda assegurada por carreiras de hidroplanadores, o que representa, em relação aos meios do transporte usuais, notável melhoria e economia de tempo.

A navegação fluvial ocupa, por seu lado, lugar de certo relevo Os transportes aéreos, em virtude de as condições locais dificultai em o estabelecimento de um aeroporto com melhores condições, desempenham papel secundário nas ligações da província com o exterior. A rede rodoviária das ilhas, pouco extensa, mas adequada as dimensões da província, muito beneficiai á com a conclusão do istmo de ligação entre ilhas

O número de veículos automóveis em circulação em 1965 era de 2341, sendo 1624 ligeiros, 396 pesados e 321 motociclos. Os C T T asseguram de modo satisfatório as comunicações dentro da província e com o exterior, sendo o movimento caracterizado por uma contínua e rápida expansão. Investimentos Os investimentos incluem o desenvolvimento da rede rodoviária das ilhas de Taipa e Coloane e sua ligação, incluindo a execução de aterros, pois, terminada a ligação em fins de 1968 ou princípios de 1969, conforma está previsto, torna-se seguidamente necessário melhorar todas as condições rodoviárias, o que muito virá também contribuir para aquele desenvolvimento turístico que a Taipa e Coloane se pretende dar. Incluem-se também nesta rubrica a execução de aterros nas, zonas contíguas ao istmo de ligação Segundo opinião de técnicos, especializados, o desvio de correntes motivado pela ligação terá como consequência, vantajosa para o meio, o assoreamento, num futuro próximo, das áreas que lhe são contíguas  acontecer o previsto, impõe-se, como medida paia uma completa recuperação daquelas áreas, a constituição de um dique, que possibilitai á dispor de grandes espaços de terrenos. Apenas quatro objectivos aparecem como novos nesta lúbrica Os restantes transitam do Plano Intercalar de Fomento, pois que, tendo sido atingido ainda os objectivos previstos, há que prosseguir com n bua execução da forma que parece mais aconselhável.