No entanto, o projecto adverte contra uma apreciação precipitada da situação que resulta dos dados previstos, uma vez que grande parte da poupança interna não ficara internamente livre, por ter de ser afectada ao auxílio financeiro ao ultramar (que se estima em cerca de 6 700 000 contos) e ao financiamento das despesas militares extraordinárias. Por esse prisma devem ser encarados o saldo atrás referido, os possíveis resultados «das medidas de política financeira planeadas no sentido de promover mais perfeita mobilização de poupança e da sua canalização para o financiamento do processo de crescimento», bem como o problema do financiamento por recurso ao crédito externo.

Reveste-se do maior interesse arruinar, por fontes de financiamento, as previsões sobre que o projecto se baseia.

b) Pelo que toca ao sector público - definido, como se viu, de modo a abranger as empresas públicas, além da Administração Central, a administração local e a previdência social-, à sua poupança (adicionada das transferência de capital provenientes dos outros sectores da economia e das variações líquidas dos saldos da tesouraria, e deduzidos os empréstimos concedidos no exterior, fundamentalmente ao ultramar), vem juntar-se, eventualmente, o resultado do recurso directo do Estado ao metendo externo de capitais (e au próprio mercado interno), mas nem todo esse valor e aplicado na formação bruta de capital fixo, pois uma parte dele representará transferências de capital sob várias formas. O projecto reconhece que esses fundos foram canalizados para o investimento em termos de reduzir substancialmente a participação do sector público no valor total respectivo.

Aqueles 59 milhões de contos previstos para o período do Plano resultarão dos seguintes comportamentos parciais. Pelo que toca ao sector privado, a primeira característica a salientar é o papel fundamental da poupança formada pelas sociedades, isto é, em termos gerais, as suas possibilidades de autofinanciarem-se. Na verdade, atribuem-se-lhe 50,8 por cento da responsabilidade na formação da poupança interna bruta, supondo-se-lhe uma taxa de crescimento superior a 13 por cento.

O projecto procura apresentar uma composição sectorial dessa participação das sociedades na formação da poupança, que não deixa de ter interesse para a apreciação do modo como a análise do financiamento se insere no processo geral do desenvolvimento.

Poupança bruta das empresas privadas sob a forma de sociedades

(Preços correntes)