Mais consideram de destacar os investimentos necessários à instalação, integrada no mesmo sistema, das centrais de camionagem de Alcântara, de Sete Rios, de Entrecampos e do Areeiro.

No respeitante ao Porto, consideram as subsecções de destacar os investimentos necessários para prosseguir e concluir o que vem do anterior, ou seja, o plano de remodelação dos transportes colectivos, com o qual, acabados os carros eléctricos, se ficará exclusivamente em autocarros e troleicarros.

E consideram ainda de destacar o investimento necessário para prosseguir e concluir a instalação da central de camionagem sul (Parque das Camélias). Em 1966, a marinha mercante nacional, com 728 259 t dw, transportou 3 649 217 t de carga, num total de 10 895 526 t, participando, assim, em 33,5 por cento dos transportes marítimos efectuados.

Tem vindo a ser linha de rumo a de promover o desenvolvimento da indústria de navegação marítima de modo a dispor-se de tonelagem que satisfaça 60 por cento das necessidades nacionais de transportes por mar. No entanto, em presença da verificada evolução conjuntural, quer da economia em geral, quer dos transportes em particular, julgam as subsecções que se impõe fazer-se agora novamente o ponto.

Na determinação a levar a efeito, concordam as subsecções em que sejam alvos a visar, por um todo, a adequação às necessidades da economia nacional, assegurando a autonomia efectiva dos transportes ultramarinos, e, por outro, o poder competitivo internacional. Aliás, este poder competitivo é uma imediata resultante daquela autonomia, e isto porque, dado o desequilíbrio nas correntes de tráfego com o ultramar - predominantemente, carga geral para o sul e cargas a granel para o norte -, o uso de navios especializados, como é mister, obriga à sua utilização em tráfegos internacionais complementares para que possam ser rentáveis.

A compatibilização dos indicados objectivos conduzirá a determinado dimensionamento de empresas e, por consequência, a certa ordem de grandeza para o global da frota. Aceite que possa vir a ser esta ordem de grandeza ou, se tida por inviável, fixada que seja outra, com isso inerentemente se confirmará ou se ajustará a mencionada linha de rumo e, consequentemente, a composição da frota De qualquer modo, porém, em 1966 era já de 39,8 por cento a quota-parte das unidades com mais de 20 anos, admitido limite da vida económica, pelo que, mesmo antes dos resultados do ponto em causa (que deverá fazer-se sem demora e em seguimento do que resultará a fixação das características dos novos navios), não têm as subsecções dúvida em afirmar, visando posição no acervo dos recursos mobilizáveis, que consideram desde já de destacar os investimentos necessários, todos em conta os autofinanciamentos que vierem a oferecer-se possíveis, para a construção de navios num total que para o efeito se admite ser da ordem de 300 000 t dw.

ra de antecipações por empréstimos - só devem acorrer, embora com largueza, aos encargos com a instalação de apetrechamento e de equipamento e às despesas de exploração, nestas incluídas as de conservação corrente das infra-estruturas. E isto porque, resultando os autofinanciamentos do produto de taxas ou tarifas (em excepção, os fundos de compra e venda), proceder-se assim corresponde a ir buscar aos utentes as despesas dilectas e aos contribuintes as demais, por estas projectarem benefício geral.

Passando aos portos do Douro e Leixões, as subsecções consideram de destacar os investimentos necessários às infra-estruturas respeitantes, no Douro, à conclusão do posto de acostagem no cais de Gaia e a criação de mais dois novos postos de acostagem no mesmo caso, e, em Leixões, à conclusão das três pontes-cais para descarga de sardinha no anteporto, à conclusão da doca n.º 2, ao início da doca n.º 4, ao aprofundamento do anteporto e a conclusão do terminal de petróleos.

Quanto aos portos secundários, consideram as subsecções deverem vir a destacar-se, na medida do que se verificar possível, os investimentos para necessárias melhorias nas respectivas infra-estruturas, designadamente em continuidade do que vem do anterior, não querendo, no entanto, deixar de assinalar desde, já, em Aveiro, obras acostáveis na zona industrial do porto, na Figueira da Foz, aprofundamentos do anteporto e estuário, em Portimão, preparação do porto para necessidades comerciais derivadas do turismo, e, em Faro-Olhão, prolongamento do cais e aumento dos terraplenos sobretudo para os adequar à exportação de sal-gema. Então asseguradas as fundamentais ligações aéreas nacionais e internacionais A frota está inteiramente actualizada - quando se iniciar o III Plano de Fomento já se operará exclusivamente com aviões a jacto. A dimensão da unidade industrial e a qualidade do serviço conduziram à devida rentabilidade, tendo sido transportados, em 1966, 437 262 passageiros, 2 528 375 kg de carga e 1 285 575 kg de correio.

Assim, as subsecções consideram de destacar o investimento necessário à cobertura do que vem do anterior e ao seu natural prosseguimento