valor de 2,2 por cento, a que corresponde uma taxa por habitante de - 0,8 por cento, portanto negativa, acusando os efeitos das sucessivas socas que afligiram o arquipélago.

Contos

a) Dotação inicialmente programada ....... 180 000

2.º Grau de execução Execução efectiva

178 400/197 569=90,8 por cento Execução em relação às dotações ajustadas:

178 400/294 995=60,5 por cento

ou ainda Conhecimento científico do território.

Agricultura, silvicultura e pecuária ............ 29,3

Em relação à estrutura oficial do Plano, os principais aspectos de execução material foram em b) trabalhos de defesa, enxugo e recuperação de terras nas áreas de Bissau, Cacheu, Mansoa, Farim, Fulacunda, Catió e Bissorã, valorização da exploração da palmeira-do-azeite, estabelecimento de um colonato agrícola, estudos diversos no campo agrário e silvícola, com instalação de campos experimentais e viveiros e assistência aos agricultores em vastas áreas da província, combate às doenças do gado, construção de celeiros, de meios de armazenagens e conservação de produtos e estudos relativos à pesca, em d) executaram-se estudos de estradas, construíram-se pontes e seus acessos e uma rampa de acesso ao ferry-boat no Enxudé, custearam-se estudos relativos a transportes fluviais, realizaram-se importantes trabalhos no aeroporto de Bissau, adquiriu-se um avião para serviço interno, concluem-se a rede HF de telecomunicações e a 1.ª fase da rede interna de VHF, apetrechou-se o novo cen tro de radiocomunicações de Bissau, concluiu-se a central telefónica automática de Bissau, além de vários outros empreendimentos para melhoria das comunicações comerciais, em e) construíram-se numerosas escolas primárias

um pavilhão oficial para a Escola Industrial e Comercial de Bissau e um bloco administrativo nas instalações do liceu da mesma cidade, em g) adquiriu-se maquinaria para construção e conservação de estradas e equiparam-se as oficinas.

4.º Forma de financiamento

Percentagens

Os recursos internos compreenderam os saldos de execução do I Plano de Fomento e as rendas das concessões petrolíferas, os externos foram materializados por empréstimos da metrópole.

5.º Alguns aspectos globais Produto interno bruto ao custo dos factores (aos preços correntes). Rendimento nacional (aos preços correntes). Despesa imputada ao produto interno bruto aos preços do mercado (aos preços correntes). Origem do produto interno bruto aos preços do mercado (aos preços correntes).

Sector primário Percentagens

Sector secundário

Sector terciário Capitações do produto interno bruto ao custo de factores

Taxa média anual acumulada - 5,5 por cento Capitações do rendimento nacional

Taxa média anual acumulada - 5 por cento