crise económica que afectou a província. Note-se, contudo, que os indicadores de 1963 são superiores aos dos anos anteriores além de que as análises preliminares já feitas parecem mostrar forte melhoria a partir de 1965. Considerando a taxa de descimento anual média do produto interno bruto aos preços do mercado, aos preços correntes, obtém-se para o período de 1953-1963 um valor de 0,1 por cento, correspondendo a uma taxa negativa por habitante de - 1,2 por cento. É nítida a influência da quebra das cotações do cacau, que muito prejudicou a economia da província.

contos

b) Dotação ajustada 6 144 930

d) Despesas efectuadas 4 173 952

2.º Grau de execução Execução efectiva

4 173 952/4 279 555=97,5 por cento Execução em relação às dotações ajustadas

3.º Estrutura do Plano (em relação ao total despendido).

Percentagens

e) Instrução e saúde ........................... 4,4

g) Equipamento dos serviços públicos ........... 0,3

ou ainda

Agricultura, silvicultura e pecuária (incluindo

Tomando como base a estrutura oficial do plano, foram as seguintes principais realizações nele incluídas em a) continuação da revisão da cartografia geral, prosseguimento do inventário das riquezas do subsolo e cartografia geológica, prosseguimento da elaboração da carta de solos, estudo de problemas de nutrição e estudos económicos, em b) intensificação de pesquisas e aproveitamento de água doce no Sul da província, estudos e assistência técnica com vista no fomento pecuário, defesa contra a erosão, cedência ou aluguer de máquinas agrícolas, distribuição de sementes, assistência técnica à lavoura, repovoamento florestal e outras medidas de fomento florestal, conclusão de obras de rega do colonato da Matala, expansão dos trabalhos do colonato da Cela, estudos para o aproveitamento hidroagrícola do Cuanza-Bengo, investigação e experimentação agrícola, conclusão dos aproveitamentos hidroeléctricos de Cambambe e da Matala, construção do aproveitamento do Lomaum, pesquisa s mineiras e começo da reorganização das actividades piscatórias e respectiva indústria, em c) conclusão do esquema de povoamento da Matala e desenvolvimento do colonato da Cela, ensaios de colonização no Cuanza-Bengo, em d) forte impulso à concretização do plano rodoviário da província, alargamento da bitola do caminho de ferro de Luanda e constituição de variantes no mesmo caminho de ferro, trabalhos de melhoramentos do caminho de ferro de Moçâmedes e conclusão do lanço até Serpa Pinto, obras e estudos relativos à navegação fluvial no Sul e em Cabinda, início da construção de novo cais acostável no porto de Luanda, além de equipamento diverso, melhoramentos no porto do Lobito, conclusão do cais acostável do porto de Mocâmedes e obras complementares diversas, melhoramentos vários nos portos secundários, em especial a conclusão da ponte-cais de Benguela, construção da pista paia aviões a jacto no aeroporto de Luanda e de vários melhoramentos, importantes trabalhos nos ae ródromos de Santo António do Zaue, Nova Lisboa, Silva Porto, Malanje, Cela, Lobito, Sá da Bandeira, Henrique de Carvalho, S. Salvador, Novo Redondo, Porto Amboim, Carmona, Cabinda, Moçâmedes, Pereira de Eça, Cuangar, Benguela e Serpa Pinto, aquisição de aviões turbo-hélice para transporte interno, conclusão da rede fundamental de telecomunicações VHF e continuação da rede secundária, renovação de muitas linhas telefónicas, em c) construção de numerosas escolas primárias e postos escolares, conclusão das escolas industriais de Luanda e Nova Lisboa e início da escola industrial e comercial de Moçâmedes, conclusão do liceu feminino de Luanda e trabalhos de construção ou ampliação no liceu masculino de Luanda e nos de Nova Lisboa, Benguela e Lobito, numerosas obras de construção ou ampliação nos hospitais de Luanda, Lobito, Silva Porto, Carmona, Malanje, Salazar, Novo Redondo e Nova Lisboa e em diversas formações sanitárias e centros de saúde, em f) numerosos abastecimentos do água e fornecimento de energia eléctrica a povoações disseminadas por toda a província, bem como esgotos em Vila Luso, Salazar e Nova Lisboa e construção de bairros populares em Luanda, Benguela e Lobito, em g) continuação da construção e equipamento do Laboratório de Engenharia de Luanda.

4.º Forma de financiamento

Percentagens

a) Recursos internos 36,4

b) Recursos externos 63,6

Nos recursos internos incluíram-se saldos de exercícios findos e do Fundo de Fomento de Angola, imposto de sobrevalorizacões, receitas da Junta Provincial de Electrificação e comparticipação dos Serviços de Portos, Caminhos de Feiro e Transportes, lucros de amoedação, Fundo Cambial e empréstimo local, nos externos, empréstimos da metrópole e de várias empresas (Banco de Angola, Companhia do Caminho de Ferro de Benguela e Companhia dos Diamantes de Angola)

5 º Alguns aspectos globais Produto inteiro bruto ao custo dos factores (aos preços correntes)