Quer isto dizer que os 8000 contos considerados visão apenas a carta) hidrogeológica e a aquisição de equipamento de sondagens e materiais diversos Contudo, não se vê razão para não serem considerados outros meios de obtenção de água doce

Tem-se animado que, devido á constituição geológica da maioria das ilhas, não lia probabilidades de encontrar águas profundas. Antes de prosseguir nestes trabalhos, parece oportuno decida, de uma vez por todas, se vale a pena ou não insistir.

Quanto ao fomento mineiro, o projecto reconhece que o problema fundamental quanto aos produtos contemplados é mais de comercialização do que de produção.

Nas indústrias transformadoras, em que tanto se confia para criação de empregos, fala-se concretamente apenas na de curtumes (unidade para curtimento e oficina de fabrico de calçado) e numa corporativa de produtores de cana para transformação em aguardente de qualidades para exportação. O resto é a indicação do possíveis estudos (incluind o uma fábrica de aumento) É muito pouco o não está de acordo com os objectivos fixados ao Plano Crê-se que o problema necessita de impulso mais vigoroso

a Câmara recomenda, o seguinte esquema Abastecimentos de água e trabalhos diversos

Contos

Ilha de Santo Antão 1200

Ilha do S Nicolau 1500

Ilha do Sal 700

Ilha de Santiago 1400

Ilha do Fogo 6500

Estudos e projectos 300 Electrificação de povoações

Vilas de Mana Pra e Ribeira Grande 1800

Vila das Pombas Paul 800

Vila de Porto Novo 900

Vila da Bibeira Brava 1200

Vila de Sal-Rei 700

Vila do Maio 500

Contos

Nossa Senhora do Monte (ilha Brava) 1100

Os encargos gerais foram aqui arbitrariamente divididos, transferindo metade dos previstos, nas rubricas V e VIII do projecto do Plano.

Nada há a opor ao programa, que vem beneficiai as populações) e contribuir para o seu bem estar. O seu montante será assim de 28200 contos (retirando das rubricas indicadas).

Contudo, há a notai quo em 1968 haverá a pagar uma verba de 399300$, correspondente a 10 por cento do valor da empreitada da electrificação de S. Filipe e Nova Sintra, a concluir no corrente ano. O seu montante talvez possa sim da verba de encargos gerais.

A Câmara lamenta, contudo, que não tenha sido considerada a verba para empreendimentos de desenvolvimento de comunitário.

65- Energia.- De acordo com o número anterior, haverá que ajustar esta lúbrica para ter em conta a classifica-lo proposta dos empreendimentos.

Convirá actualizar os números referentes à potência instalada, indicando os valores de 1965, em lugar dos de 1963, nas centrais de serviço público, que foram os seguintes.

Killowatts

Vila Mana Pia 59

S. Filipe 335

Mindelo 840

A distribuição será a seguinte: Electrificação de aglomerados Urbanos

Contos

Ampliação da rede da cidade do Mindelo 4500

Ampliação da rede da cidade da Praia 1500

Ampliação da central e rede da cidade de S. Filipe 6000..12000 Aproveitamento de energia eólica

Instalarão de dois aeromotores de 100 kVA em S. Vicente 2300

Instalação de um aeromotor de 100 kVA na cidade da Praia, 1500

Instalação de dois aeromotores do 100 kVA em S. Filipe 1500..5300

c)Estudos e instalações com vista ao aproveitamento da energia solar na dessalinização da água do mar 3000

d) Aproveitamento hidroeléctrico da ribeira das Pombas 3700

Há algumas observações a fazer

Assim, quanto no aproveitamento hidroeléctrico referido em d), nada se sabe quanto ao projecto o sua justificação técinco-econórnica