(...)jectos» e «Fiscalização e encargos gerais» da alínea a) e inscrever-se-ia apenas:
Encargos gerais (funcionamento da brigada de estradas) - 12 000 contos.
Sobram, portanto, 19 821 contos, que podem ir reforçar as verbas de construção ou ser destinados a outros fins. Sugere-se adiante que sejam destinados a telecomunicações (13 821 contos) e a trabalhos de conservação da água e do solo (6000 contos), como atrás se referiu.
Também a rubrica portos e navegação apresenta lacunas e deficiências. Assim:
em e pequenas instalações de viragem e reparação de embarcações.
A estimativa actualizada destes empreendimentos sobe a 68 000 contos, em lugar dos 59 361 previstos.
4.º Porto da Murdeira - Em face da escolha do local de amarração do cabo submarino para a África do Sul, não poderá localizar-se na Murdeira o porto da ilha do Sal, devendo procurar-se outra localização. Nestes termos, tem pouco significado a verba inscrita.
Deixa-se, para memória, uma dotação do 23 400 contos. Mas talvez seja preferível não inscrever verba sem proceder aos respectivos estudos, e reforçar com este quantitativo o sector aqro-silvo-pecuário, nomeadamente ainda o que respeita a trabalhos de conservação da água e do solo.
5.º Cabotagem - Supõe-se que a verba indicada de 2200 contos corresponda a prestações a pagar pelo navio recentemente adquirido, o Mira Terra.
Mas o problema da cabotagem não está resolvido e necessita de ser encarado de frente do forma a prever meios adequados de ligação marítima que substituam os antiquados veleiros hoje em serviço. Talvez que uma pequena frota de embarcações motorizadas, mistas para carga e passageiros, seguras e rápidas, possa constituir solução. O respectivo estudo foi considerado na verba de estudos e projectos.
A distribuição passaria a ser a seguinte (montando à mesma ao total de 144 094 contos).
Porto Grande de S. Vicente
Contos
Instalações de separação naval (comparticipação da província)
Porto de Vale de Cavaleiros (ilha do Fogo)... 4 700
Porto a estabelecer na ilha do Sal .......... 23 000
Porto de Sul-Rei (ilha da Boa Vista) ........ 1 500
Quanto ao programa de transportes aéreos, regista-se a indecisão constante do projecto quanto ao material de voo.
Finalmente, julga-se sem justificação que não seja dotada a rubrica telecomunicações, a que o projecto praticamente se não refere. As necessidades são muito grandes, e há que, pelo menos, estabelecer, em condições, o serviço costeiro de apoio à navegação, ampliar as centrais telefónicas automáticas existentes e montar quatro redes telefónicas locais. Para isso se sugere a dotação de 13 821 contos cuja eliminação se propôs da verba de transportes terrestres.
Não é possível, infelizmente, satisfazer todas as necessidades mais prementes dentro da vigência do Plano. Mas julga-se indispensável realizar, pelo menos o seguinte programa mínimo.
Contos
Grupos de energia e respectivas redes .... 662
Transferência para os novos centros do equipamento e material já existente
7 480
c) Redes locais centrais telefónicas manuais e respectivas redes (quatro estações).
2 815
Para completar o programa, haverá a considerar no III Plano de Fomento mais cerca de 6500 contos para comunicações entre ilhas, traçados interurbanos e traçados telefónicos.