(...)jectos» e «Fiscalização e encargos gerais» da alínea a) e inscrever-se-ia apenas:

Encargos gerais (funcionamento da brigada de estradas) - 12 000 contos.

Sobram, portanto, 19 821 contos, que podem ir reforçar as verbas de construção ou ser destinados a outros fins. Sugere-se adiante que sejam destinados a telecomunicações (13 821 contos) e a trabalhos de conservação da água e do solo (6000 contos), como atrás se referiu.

Também a rubrica portos e navegação apresenta lacunas e deficiências. Assim:

em e pequenas instalações de viragem e reparação de embarcações.

A estimativa actualizada destes empreendimentos sobe a 68 000 contos, em lugar dos 59 361 previstos.

4.º Porto da Murdeira - Em face da escolha do local de amarração do cabo submarino para a África do Sul, não poderá localizar-se na Murdeira o porto da ilha do Sal, devendo procurar-se outra localização. Nestes termos, tem pouco significado a verba inscrita.

Deixa-se, para memória, uma dotação do 23 400 contos. Mas talvez seja preferível não inscrever verba sem proceder aos respectivos estudos, e reforçar com este quantitativo o sector aqro-silvo-pecuário, nomeadamente ainda o que respeita a trabalhos de conservação da água e do solo.

5.º Cabotagem - Supõe-se que a verba indicada de 2200 contos corresponda a prestações a pagar pelo navio recentemente adquirido, o Mira Terra.

Mas o problema da cabotagem não está resolvido e necessita de ser encarado de frente do forma a prever meios adequados de ligação marítima que substituam os antiquados veleiros hoje em serviço. Talvez que uma pequena frota de embarcações motorizadas, mistas para carga e passageiros, seguras e rápidas, possa constituir solução. O respectivo estudo foi considerado na verba de estudos e projectos.

A distribuição passaria a ser a seguinte (montando à mesma ao total de 144 094 contos).

Porto Grande de S. Vicente

Contos

Instalações de separação naval (comparticipação da província)

Porto de Vale de Cavaleiros (ilha do Fogo)... 4 700

Porto a estabelecer na ilha do Sal .......... 23 000

Porto de Sul-Rei (ilha da Boa Vista) ........ 1 500

Quanto ao programa de transportes aéreos, regista-se a indecisão constante do projecto quanto ao material de voo.

Finalmente, julga-se sem justificação que não seja dotada a rubrica telecomunicações, a que o projecto praticamente se não refere. As necessidades são muito grandes, e há que, pelo menos, estabelecer, em condições, o serviço costeiro de apoio à navegação, ampliar as centrais telefónicas automáticas existentes e montar quatro redes telefónicas locais. Para isso se sugere a dotação de 13 821 contos cuja eliminação se propôs da verba de transportes terrestres.

Não é possível, infelizmente, satisfazer todas as necessidades mais prementes dentro da vigência do Plano. Mas julga-se indispensável realizar, pelo menos o seguinte programa mínimo. Estabelecimento do serviço costeiro de apoio à navegação:

Contos

Grupos de energia e respectivas redes .... 662

Transferência para os novos centros do equipamento e material já existente

7 480 Ampliação das centrais telefónicas automáticas e das

c) Redes locais centrais telefónicas manuais e respectivas redes (quatro estações).

2 815

Para completar o programa, haverá a considerar no III Plano de Fomento mais cerca de 6500 contos para comunicações entre ilhas, traçados interurbanos e traçados telefónicos.