buição da rubrica poderá ser encarada da seguinte forma1

a) Transportes rodoviários Contos

Construção de estradas 83 000

Aquisição de equipamento para conservação de estradas 3 000

Aquisição de equipamento para construção de estradas 3 000 89 000

Construção e equipamento de um novo porto na ilha de S Tomé 70 500

Obras portuárias na ilha do Príncipe l 000

Farolagem 1 000

Estudos e projectos 2 500 75 000

Pistas 2 500

Equipamento 1 850

Central telefónica de bateria local, no Príncipe 500

Melhoramento da estação emissora de Radiodifusão 1 100 8 100 Habitação o urbanismo - Há que rectificar o programa, de acordo com o exposto na rubrica Melhoramentos locais Deverá passar a ser Habitação Contos

Construção de casas 6 000

b) Urbanização

Urbanização de vilas e povoados 1 800

Estudos e projectos 500 2 300

Infelizmente, a apresentação do programa é demasiadamente lacónica e não permite julgai da sua oportunidade Turismo - Não se vêem grandes possibilidades imediatas de desenvolvimento do sector, ao qual, aliás, só é atribuída uma verba de 2400 contos, com a seguinte distribuição.

Contos

Campos de jogos e parques de diversões 1 100 2 400 Educação e investigação - Propõe-se o seguinte programa

Construção e apetrechamento de

edifícios escolares 11 000

Formação profissional 6 000

Bolsas do estudo 3 000 23 500 Investigação não ligada ao ensino Cartografia geral

Encargos com a Brigada de Cartografia e Cadastro 11 000

Gaita geológica 4 000 15 840

Meteorologia

Rede meteorológica l 300

complementar 200 1 500

Investigação aplicada á agricultura Carta dos solos 17 825

Encargos com a Estação Agrária e Florestal e postos agrícolas 16 650 34 475

Estudos de biologia piscatória e pesca experimental

Embarcação polivalente de estudos e apoio tecnológico 3 500 7 000

Contrariamente ao que sucede nos programas das províncias já examinadas, o subsector de educação não é tratado com o mínimo de elementos de informação que permitam apreciação, não se apresentando aspectos concretos do que se planeia fazer nas quatro alíneas em que se divide.

Por sua vez, o subsector investigação, embora também sem entrar em pormenores, é apresentado com melhor organização e discriminação de objectivos e investimentos que nas outros províncias.

Assim, quanto a cartografia geral, pretende-se a impressão das cartas de

l 25 000 e l 10 000 e estudos com vista á cai ta geológica, os objectivos e investimentos na hidrologia são mencionados no texto (trabalhos sobre existência e localização de águas, designadamente com vista às, necessidades de irrigação na estação seca), mas não vêm individualizados, certamente por lapso, na distribuição de verbas, na meteorologia, novamente se faz mistura de objectivos de rotina (lede meteorológica) com os de inv estigação (levantamento geomagnético complementar), na investigação aplicada à agricultura destinam-se 17 925 contos para elaboração de novas cartas de solos, ao que nada há a objectar, mas inscrevem-se também mais 16 650 contos para os encargos com a Estação Agrária e Florestal e postos agrícolas, sem se dizer uma palavra válida sobre a forma e finalidade de aplicação da dotação, nos estudos de biologia piscatória e pesca experimental fala-se vagamente na parte científica e inclui-se o estudo sobre o estabelecimento de um porto de pesca com as indispensáveis infra-estruturas logísticas, para fornecer apoio e abrigo á navegação de pesca oceânica, objectivo que, evidentemente, pertence ao subsector portos e navegação e não aqui (contudo, na distribuição de verbas, este objectivo desaparece, inscrevendo-se em contrapartida dotação para a compra de uma embarcação polivalente), na coordenação da investigação cientifica, fala-se em es-