Contos
Combate à brucelose e à tuberculose 6 600 15 400
Fomento da suinicultura
Fiscalização hígio-sanitária 2 400
Construção e manutenção de centros
de multiplicação 25 900 28 300
Fomento da ovinicultura
Fomento da avicultura
Assistência aos avicultores 4 200
Preparação de pessoal e
campanhas de produção e
consumo 2 000 6 200
Campanhas de divulgação 1 800
Fomento da cultura do algodão
Equipamentos 2 100
Outros empreendimentos 20 000 22 100
Fomento da cultura de cereais
Instalação e apetrechamento dos
centros de fomento agrário 24 200
Campanhas de adubação 24 150
Campanhas fitossanitárias 600
Aproveitamentos hídricos 1 200 34 950 706 720
Esquemas de regadio
Esquema de regadio do vale do Queve 202 000
Esquema de regadio do vale do Cavaco 50 000
Esquema de aproveitamento do Cunene 76 000 328 000
Esquemas de povoamento
Fixação de novos povoadores agrários 570 780
Apoio a esquemas de povoamento já instalados 120 000 690 780
Promoção sócio-económica das populações rurais
Organização em zonas-piloto de concelhos de regedoria (a) 1 500
Promoção, ordenamento e estabilização das populações já instaladas 168 000
Agro-Pecuária 6 000
Apoio às pequenas iniciativas 14 500 335 000
Crédito especial 50 000
Crédito normal 150 000 200 000
2 260 500
(a) Não se compreende esta designação, que, alias, pode levantar confusão com a organização administrativa vigente.
O programa de fomento doe recursos agro-silvo-pastoris apresenta-se bem estruturado, dando possibilidades de actuação em variados aspectos da maior importância para a economia do sector.
Convém, no entanto, rever a redacção da respectiva justificação, pois aparecem duplicações e incongruências que é necessário eliminar. Assim, por exemplo, fala-se em centros de fomento agrário (quinze centros por ano) e repete-se a referência a propósito do fomento da cultura de cereais, e novamente com respeito ao fomento da cultura do algodão. Todo um pequeno capítulo é dedicado a comercialização e armazenagem, sem expressão no mapa de investimentos e, aliás, na sua maioria, deslocado, visto dever ser inscrito na rubrica correspondente ao sector comércio Mas, de uma maneira geral e como se animou, a programação feita merece aprovação.
Convém dizer algumas palavras sobre os novos investimentos previstos na lúbrica fomento agrícola. Visa-se a instalação de centros de fomento agrário ]á atrás referidos, para apoio e assistência técnica aos agricultores, campanhas de fertilização para mentalizar estes no uso de adubos, campanhas fitossanitárias, pequenos aproveitamentos hidráulicos (aqui com uma repetição, pois também aparece este investimento a propósito do fomento da cultura dos cereais), diversificação de culturas, melhor aproveitamento de palmares, mecanização agrícola e assistência com parques de máquinas.
A extensão e variedade dos objectivos justifica o valor relativamente elevado do investimento previsto 211 500 contos.
Vejamos o que se propõe para Angola no âmbito do III Plano de Fomento.
Reservam-se 20 200 contos para o esquema de regadio do vale do Queve e fala-se num "plano geral" já elaborado para aquele rio e implicando investimentos totais no valor de 9 milhões de contos. Ora, não consta que tais estudos tenham sido sequer apreciados pelos