Estrada Santo António do Ziare-S Salvador-

- Sacandica

Quilómetros

Estrada de Cabinda 240

Representa, portanto, um programa médio de 700 km por ano, ao custo unitário médio de menos de 440 contos/km, o que é perfeitamente viável desde que os projectos sejam convenientemente elaborados e se estabeleça a necessária concorrência entre empreiteiros qualificados Q quadro XXXII actualiza, com os dados de 1966, os elementos constantes do projecto quanto ao movimento de caminhos de feiro.

Estes números são apenas um dos sintomas da crise grave que afecta os caminhos de ferro de Angola com excepção do de Benguela - e que está sendo objecto de medidas por pai te da Administração, umas a curto prazo, outras de fundo O que é certo é que a exploração é deficitária nos caminhos de ferro do Estado e no do Amboim (neste o déficit é coberto pelas receitas do porto e pelo subsídio de facto que o Estado paga como garantia de juros a que se obrigou em termos legais) Caminho de ferro do Luanda (300000 contos), sendo

Contos

Zumba e Beira Alta 34 000

Reconstrução e reparação de obras de arte 10 000

Balastragem da via (165 km) 20 000

Renovação da via (carris de 45 kg/m entre

Luanda e Lucala) 100 000

Equipamento 10 locomotivas Diesel eléc-

tricas, locotractores de manobras, 4

carruagens de 2ª classe e 5 de 3ª, 50

vagões abei tos e 50 fechados,

conservação da via e diversos. 130 000

300 000

Todos os empreendimentos e aquisições estão convenientemente justificados e merecem aprovação.

b) Caminho de ferro do Amboim 3600 contos, correspondendo a pequenas reparações destinadas a suportar a precária exploração actual.

c) Caminho de ferro de Benguela a situação na África Central contribui para o aumento de tráfego e, sobretudo, de carga rica nesta via fundamental para o Congo e para a Zâmbia, que, assim, atravessa um período próspero, mas sujeito às incertezas do futuro.

A distribuição dos investimentos previstos (548 000 contos) é a seguinte

Contos

Via 422 000

Presume-se que a principal parcela se destina à construção da chamada variante do Cubai, que muito melhoraria a exploração, mas que não deverá ser empreendida antes da obtenção de garantias suficientes de continuidade do tráfego. Caminho de ferro de Moçâmedes além dos melhoramentos introduzidos nos últimos anos em função do projecto mineiro de Cassinga, estão previstas dotações no valor total de 70 000 contos, com a seguinte distribuição.

Ligações a variante norte da Chela 10 000

Melhoramentos na via entre Artur de Paiva e

Equipamento (3 locomotivas Diesel, 3 automotoras,

l carruagem de 2 a classe, 2 carruagens de serviço,

l vagão de socorro, l vagão de 80 t e diversos) 31 000

70 000

Todos os empreendimentos e aquisições se consideram justificados.

Como já se anotou, a linha de Moçâmedes vai assegurar o transporte de 5 a 5,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano Tornando ao subsector de portos e navegação, actualizam-se também, com os dados de 1966, os elementos referentes ao movimento dos principais portos da província (quadro XXXIII)

Movimento dos principais portos

(ver tabela na imagem)