Estrada Santo António do Ziare-S Salvador-
- Sacandica
Quilómetros
Estrada de Cabinda 240
 Representa, portanto, um programa médio de 700 km por ano, ao custo unitário médio de menos de 440 contos/km, o que é perfeitamente viável desde que os projectos sejam convenientemente elaborados e se estabeleça a necessária concorrência entre empreiteiros qualificados
  Estes números são apenas um dos sintomas da crise grave que afecta os caminhos de ferro de Angola com excepção do de Benguela - e que está sendo objecto de medidas por pai te da Administração, umas a curto prazo, outras de fundo O que é certo é que a exploração é deficitária nos caminhos de ferro do Estado e no do Amboim (neste o déficit é coberto pelas receitas do porto e pelo subsídio de facto que o Estado paga como garantia de juros a que se obrigou em termos legais)
  Contos
  Zumba e Beira Alta 34 000
  Reconstrução e reparação de obras de arte 10 000
  Balastragem da via (165 km) 20 000
  Renovação da via (carris de 45 kg/m entre
  Luanda e Lucala) 100 000
  Equipamento 10 locomotivas Diesel eléc-
  tricas, locotractores de manobras, 4
  carruagens de 2ª classe e 5 de 3ª, 50
  vagões abei tos e 50 fechados,
  conservação da via e diversos. 130 000
  300 000
  Todos os empreendimentos e aquisições estão convenientemente justificados e merecem aprovação.
  b) Caminho de ferro do Amboim 3600 contos, correspondendo a pequenas reparações destinadas a suportar a precária exploração actual.
  c) Caminho de ferro de Benguela a situação na África Central contribui para o aumento de tráfego e, sobretudo, de carga rica nesta via fundamental para o Congo e para a Zâmbia, que, assim, atravessa um período próspero, mas sujeito às incertezas do futuro.
  A distribuição dos investimentos previstos (548 000 contos) é a seguinte
  Contos
  Via 422 000
  Presume-se que a principal parcela se destina à construção da chamada variante do Cubai, que muito melhoraria a exploração, mas que não deverá ser empreendida antes da obtenção de garantias suficientes de continuidade do tráfego.
  Ligações a variante norte da Chela 10 000
  Melhoramentos na via entre Artur de Paiva e
  Equipamento (3 locomotivas Diesel, 3 automotoras,
  l carruagem de 2 a classe, 2 carruagens de serviço,
  l vagão de socorro, l vagão de 80 t e diversos) 31 000
  70 000
  Todos os empreendimentos e aquisições se consideram justificados.
  Como já se anotou, a linha de Moçâmedes vai assegurar o transporte de 5 a 5,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano
  Movimento dos principais portos
  (ver tabela na imagem)