Para terminar, a Câmara Corporativa deseja acentuar que da redacção final do Plano deve constar expressamente o que se realizou e o que se pretende executar em matéria de desenvolvimento e povoamento do Revuè, a cargo da Brigada Técnica de Fomento e Povoamento do Revuè, integrada na Junta Provincial de Povoamento, e em que se investiram já algumas centenas de milhares de contos. Pesca - Esta rubrica vem limitada ao enunciado dos objectivos, a saber, Pesca da lagosta, camarão e outros crustáceos com artes adequadas,

b) Dotação da pesca de arrasto com barcos adequados,

c) Industrialização dos produtos da pesca por congelação, conserva, enlatamento e farinação,

d) Fomento da distribuição do produto por todas as regiões da província

A Câmara Corporativa classifica como indispensável rever a apresentação do projecto do Plano na parte respeitante a este sector, que não deve ficar reduzido a meia dúzia de linhas, apesar da sua importância. E tanto mais que se tem conhecimento da existência e instalação de empresas do ramo, que certamente têm investimentos a fazer.

Recomenda, portanto, o devido tratamento do assunto e a sua quantificação em investimentos previsíveis, se tal for possível. Indústrias extractivas e transformadoras - Mais um sector cujo texto necessita de ser completamente refundido. Assim, haverá que refazer o seu primeiro número, por forma a cobrir de facto a "evolução recente, situação actual e perspectivas", destacando para outros números os "objectivos" e a "descrição dos investimentos". E tem de se dar o merecido relego ao que se refere a indústrias transformadoras, para as quais se prevê um investimento de 5 200 000 contos.

Apresenta-se seguidamente uma tentativa de organização de um mapa de investimentos. Industria extractiva

Aproveitamento dos meios de obtenção de água doce

Contos

Conservação das captações 900

Fomento mineiro

Jazigos de ilmenites de Pebane 31 000

Prospecção regional 12 000

Pesquisa e reconhecimento mineiro 16 000

Valorização de minérios e

transformação industrial 5 000

Investimentos previstos no sector privado (a) 5 872 000

5 502 500

(a) Estes números foram tirados do mapa X, mas não conferem com os que se deduzem do texto do projecto.

ar juízo. E, contudo, o produto bruto correspondente já ultrapassou em 1965 os 3 milhões de contos! Melhoramentos rurais - Moçambique foi a única província que se preocupou com esta rubrica, aliás de tão decisiva importância sob diversos aspectos, como já se salientou. É de louvar tal orientação.

Convém, contudo, rever cuidadosamente o texto respectivo, para que contenha os elementos básicos de informação.

É muito importante e necessário o apoio que neste sector possa ser dado às autarquias locais.

A distribuição será a seguinte, na qual se adicionaram já os 56 000 contos que, segundo elementos fornecidos pela província, poderão ser abtidos por comparticipação dos governos dos distritos e autarquias locais, como é, aliás, velha tradição na província.

Contos

Abastecimentos de água 57 000

Represas e poços 11 000

Electrificação de povoações 8 000

comunitário 20 700

Encargos gerais 17 000

Comparticipação dos governos dos

distritos e autarquias locais (a

dividir pelas diferentes rubricas) 56 000

Note-se que se retiraram, por deverem ser inscritos no sector de habitação e urbanização, as dotações indicadas para urbanização, esgotos e saneamento. Por outro lado, transferiram-se para este sector 10 000 contos indevidamente inscritos no sector de turismo e que se dividiram entre abastecimentos de água (7000 contos) e electrificação (3000 contos).

Tudo convém ser verificado na redacção final do Plano. Energia - Elaborando, mais uma vez, uma sistematização do que consta do projecto de Plano, a fim de facilitar a sua apreciação, encontra-se Estudos, produção, transporte e distribuição

Inventariação de recursos hidráulicos 34 000

Malema 10 000

Messalo 3 400

Lurio 7 000