monte sob a forma de empréstimos, expandiu-se à taxa de 3,4 por cento, mais elevada que a correspondente ao período homólogo de 1966. O quantitativo global dos depósitos cresceu mais acentuadamente que o crédito concedido, tendo as disponibilidades de caixa aumentado de forma significativa. Paralelamente, o grau de liquidez das caixas económicas experimentou sensível incremento Inverteu-se, deste modo, o movimento observado durante.

Os, últimos meses de 1966, de que resultara diminuição do potencial de crédito destas instituições. Cabe realçai, no conjunto das caixas económicas, a actividade da Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência, cujas operações de crédito a curto prazo e de financiamento se revelam globalmente no mapa seguinte.

Crédito distribuído pela Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência

(Milhares de contos)

Fonte Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Providência

Em 1966 verificou-se acelerarão do crédito distribuído (10 por cento), determinada nomeadamente pelas operações com o sector privado para fomento da actividade económica, em particular as de crédito industrial e agrícola. Anote-se ainda a participação da instituição na tomada, entre outros títulos públicos, de promissórias do fomento nacional (+151000 contos).

Durante os seis primeiros meses de 1967 o saldo total das diferentes operações activas da Caixa Geral de Depósitos elevou-se de 870 000 contos, o que representa progressão superior à de igual período do ano precedente. Para aquela variação concorreu principalmente a elevação do crédito ao sector privado para fomento da economia (+484000 contos).

Saliente-se que o incremento ocorrido nos saldos do crédito industrial (+195000 contos) e do crédito agrícola (+158000 contos) atingiu volume superior ao registado no l º semestre de 1966.

Mantém-se, assim, o decidido apoio da Caixa ao fomento da actividade económica Por sua vez, o ligeiro decréscimo do saldo das operações com o sector corporativo e de coordenação económica resultou da evolução do crédito concedido aos organismos ligados à comercialização do vinho. O mercado de capitais revelou nos últimos anos insuficiências relativamente a sua organização e funcionamento, que determinaram a deslocação em larga escala da procura de fundos a médio prazo para o mercado monetário, concorrendo para as tensões nele verificadas.

Cumpre salientar, no entanto, a actividade financeira das principais instituições do mercado de capitais - a Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência e o Banco de Fomento Nacional.

De facto, entre as operações activas realizadas pelo instituto de crédito do Estado, já globalmente apresentadas, destacam-se as de tomada de títulos e os créditos a médio e a longo prazo, que têm vindo a prestar relevante contribuição para o financiamento do investimento. De igual modo, o Banco de Fomento Nacional tem desempenhado ampla acção na canalização de fundos para fins de desenvolvimento económico.

O montante global das operações de financiamento realizadas pelo Banco (empréstimos directos, participações financeiras e operações diversas), que tinha flectido a partir de 1961, revelou no ano transacto apreciável recuperação. Em especial, o quantitativo dos empréstimos directos realizados ascendeu a 700 200 contos, correspondendo 582 800 contos à metrópole e 117 400 contos ao ultramar. O Banco efectuou também em 1966 participações financeiras e operações de garantia nos montantes de 184800 contos e 170000 contos, respectivamente.

Em geral, a política de crédito desta instituição continuou a atender essencialmente aos critérios de prioridade e as linhas de orientação do Plano Intercalar de Fomento.

Anote-se que, através da assistência financeira a empresas de pequena e média dimensão, localizadas em zonas menos industriali zadas, o Banco tem vindo a cooperar de modo significativo na política de desenvolvimento regional.

Por outro lado, na sequência da revisão das respectivas condições de recepção, os depósitos efectuados no Banco de Fomento Nacional experimentaram acréscimo de 13 por cento, para que concorreram sobretudo os relativos a particulares.

A evolução das operações realizadas por este instituto de crédito pode analisar-se no mapa que segue