Todavia, como as importações provenientes da A E C L diminuíram ligeiramente, o saldo negativo com esta área revelou contracção de 376 para 126 milhões de escudos

Por sua vez, no valor importado dos países da Comunidade Económica Europeia registou-se acréscimo moderado, o que, aliado a diminuta redução das exportações, determinou novo agravamento do déficit com essa área, que se fixou em 3057 milhões de escudos

No período em referência verificou-se apreciável incremento do valor exportado para os Estados Unidos, ao passo que o montante das aquisições neste país acusou

ligeira quebra Por conseguinte, o respectivo saldo negativo reduziu-se de 289 para cerca de 91 milhões de escudos Quanto ao intercâmbio comercial com as províncias ultramarinas, observou-se em 1967 considerável acréscimo no valor dos produtos movimentados em ambos os sentidos Porém, como o aumento no valor das mercadorias destinadas ao ultramar (que não havia acusado variação significativa no ano anterior) excedeu sensivelmente o dos movimentos em sentido inverso, o saldo a favor da metrópole registou ampla elevação como se evidencia no quadro que segue elaborado segundo as estatísticas alfandegárias

Comércio da metrópole com o ultramar

(Milhões de escudos)

No decurso do l º semestre de 1968 voltaram a intensificar-se as permutas de mercadorias entre a metrópole e as províncias ultramarinas As saídas de mercadorias para o ultramar tiveram acréscimo superior ao das aquisições de produtos ultramarinos, pelo que o superavit da metrópole se elevou de 52 milhões de escudos, em relação a igual período do ano precedente

Para a formação do excedente contribuíram fundamentalmente as trocas com as províncias de Angola, Guino e Cabo Verde Por outro lado, as principais variações no intercâmbio comercial entre a metrópole e o ultramar ocorreram no valor das mercadorias do Moçambique destinadas à metrópole (+136 milhões de escudos) e na colocação de produtos metropolitanos em Angola (+114 milhões) e em Moçambique (+103 milhões)

III A política orçamental continuou em 1967 a ser orientada no sentido de se obter um excedente das receitas ordinárias sobre as despesas da mesma natureza suficiente para cobrir os encargos com a defesa dos territórios ultramarinos Acelerou-se, assim, o movimento ascendente das receitas ordinárias, em conexão com a expansão da matéria colectável, o aperfeiçoamento dos processos de liquidação fiscal e a maior eficiência dos serviços, para além da incidência do novo imposto de transacções Embora a ritmo menos acentuado, as despesas ordinárias cresceram igualmente, por efeito dos ajustamentos efectuados nas remunerações dos funcionários, bem como da satisfação das necessidades inerentes a expansão dos serviços públicos

Tornou-se possível, portanto, a formação de um excedente das receitas ordinárias que ultrapassou o quantitativo global das despesas de defesa do ultramar, sendo o remanescente destinado em parte à cobertura de despesas de investimento

Por outro lado, continuou a utilização de recursos disponíveis provenientes de empréstimos internos e externos, no financiamento de investimentos, especialmente dos abrangidos no Plano de Fomento, e na realização de determinadas operações financeiras Todavia, diminuiu o produto da emissão de empréstimos, quer internos, quer externos, o que, conjuntamente com a intensificação das amortizações, permitiu moderar o ritmo de progressão da dívida pública.

Execução orçamental

(Milhões de escudos)

As disponibilidades de tesouraria, por sua vez, registaram em 1967 acréscimo diminuto sobre o elevado nível atingido no final do exercício precedente O valor global dos receitas ordinárias arrecadadas na gerência do 1967 atingiu cerca de 20 000 milhões de escudos, revelando um acréscimo de 17,4 por cento, mais acentuado que o obtido no ano anterior Na progressão destas receitas influiu em particular o comportamento dos