homólogo do ano anterior se acrescera de 8755 milhões, o que terá contribuído para que houvesse abrandado o impulso das despesas dos consumidores sobre a actividade económica No mercado monetário, à alta das taxas de juro que se registara na parte final de 1966, seguiu-se um movimento de quebra, mais ou menos generalizado, até Junho, após o que se observou uma recuperação, não obstante a descida da taxa de desconto dos bancos da reserva federal de 4 1/2 para 4 por cento Todavia, quando se confrontam as taxas correspondentes aos meses de Dezembro de 1966 e de Setembro de 1967, as diminuições são ainda sensíveis- por exemplo, as prime rates para o papel comercial a prazos de 4 a 6 meses e para os aceites bancários a 90 dias revelavam uma descida, respectivamente, de 6 paia 5 por cento e de 5,6 para 4,76 por cento, as taxas dos fundos federais baixavam de 5,4 para 4 por cento e a taxa das novas emissões dos bilhetes de Tesouro a três meses reduzia-se de 5,007 para 4,451 por cento

Nas bolsas, segundo os índices de Standard and Poor (base 1941-1943=100), as cotações das acções, que haviam descido, em valor médio anual, de 88,17 para 85,26 entre 1965 e 1966, averbavam uma alta quase ininterrupta no período de Janeiro a Setembro de 1967, alcançando o valor de 96,98 na última semana deste período Feio contrário, as cotações dos títulos de obrigação mantinham a tendência de contracção 03 preços médios das obrigações a longo prazo do Governo diminuíam de 83,76 (por 100 dólares de valor nominal) em 1965 para 78,63 em 1966 e 74,46 no fim de Setembro de 1967, - e os preços médios das obrigações privadas (também por 100 dólares de valor nominal) de 93,9 para 86,1 e 79,8

com o estrangeiro totalizavam 28 450 milhões, enquanto as disponibilidades cambiais a curto prazo não chegavam a 8290 milhões Parece de inferir, assim, que a situação de liquidez efectiva continuava a piorar

10. No Canadá, a expansão da actividade económica em 1966 foi acompanhada de fortes pressões nos níveis do preços e salários, exigindo a aplicação de providências anti-inflacionistas, cujos efeitos foram, no entanto, em grande parte anulados pelas necessidades de recurso ao crédito bancário por parte do sector publico Contudo, a situação melhorava na primeira metade de 1967, esperando-se novo surto expansionista, na sequência da política de estímulo ao investimento que oportunamente se adoptou, em particular reduzindo a taxa de desconto de 5 1/4 pua 5 por cento em Janeiro e para 4 1/2 por cento em Abril Seguindo o relatório do projecto de proposta da Lei de Meios em exame e pelo que respeita à actividade do Fundo Monetário Internacional em 1966 e no ano em curso, deve assinalar-se, em primeiro lugar, a realização, em Fevereiro de 1966, do aumento das quotas dos países membros, cujo total se eleva agora a 21 milhares de milhões de dólares Todavia, as aquisições de moedas ao Fundo durante o exercício terminado em 30 de Abril de 1967 em pouco ultrapassam os 1060 milhões de dólares, quando no exercício anterior excederam 2800 milhões, e no fim daquele exercício o total de créditos stand by em vigor era de 401,55 milhões de dólares, contra 421,04 milhões em Abril de 1966, 516,15 milhões em Abril de 1965 e 1970,16 milhões em Abril de 1964

Entretanto, por decisão de Setembro de 1966, foram introduzidas várias modificações no regime de financiamentos compensatórios de que podem beneficiar os países exportadores de produtos primários com dificuldades cambiais. Em especial, como se diz no relatório do projecto de proposta de lei, relativamente aos direitos de saque compensatórios utilizados definiram-se «vínculos mais estreitos entre a liquidação dos direitos e a evolução das balanças de pagamentos, reforçando-se assim o carácter de instrumento de garantia contra as autuações das receitas de exportação»

Alude também o relatório do projecto de proposta de lei à decisão tomada na última assembleia de governadores do Fundo Monetário Internacional, que se realizou no Rio de Janeiro em Setembro de 1966 aprovação de um esquema de direitos de saque especiais sobre o Fundo, constituindo um passo altamente significativo no sentido do aperfeiçoamento do sistema monetário internacional e da solução dos problemas da liquidez Até 31 de Março de 1968, deverão ser propostas nos países membros as emendas a introduzir no acordo do Fundo Monetário Internacional para que aquele sistema de direitos de saque especiais possa entrar em execução.

Comentando a decisão referida, anotou-se, justamente, no relatório do projecto de proposta da Lei de Meios

Longe de constituir uma solução de carácter inteiramente inovador, é o resultado de um compromisso para que metódica e reflectidamente se caminhou O condicionalismo a que se submete a sua eventual entrada em funcionamento traduz a prudência e o pragmatismo que o caracterizam

E mais adiante observa-se no dito relatório

O esquema de direitos de saque especiais não contém quaisquer referências ao montante a criar para o primeiro período de base, nem ao momento da sua eventual criação. O seu principal significado reside na aceitação do princípio da criação de instrumentos de reserva era obediência a decisões conscientes da comunidade financeira internacional - instrumentos destinados a completar, se for necessário, as reservas tradicionais em ouro e divisas convertíveis