Importa ponderar, sem dúvida, que os valores constantes dos referidos quadros de contas nacionais para 1966 são ainda provisórios, devendo vir a ser corrigidos proximamente Todavia, mesmo admitindo que se tenha usado de prudência nas avaliações de diversas séries de base, não parece que as correcções a fazer, com fundamento em dados mais completos, possam conduzir a uma taxa de acréscimo do produto nacional bruto muito acima da que foi agora apresentada De resto, vários indicadores indirectos da conjuntura mostram que teria afrouxado bastante em 1966, relativamente aos dois finos precedentes, a cadência de progresso da actividade económica global.

São, naturalmente, sempre de esperar alterações de ritmo num processo de expansão, quer se trate do economias altamente industrializadas, quer de economias subdesenvolvidas ou com curso de desenvolvimento. E no nosso pais outras quebras da taxa de incremento da produção global de bens e serviços foram registadas em períodos antecedentes. No entanto, o que o afrouxamento da actividade económica em 1966 terá tido de mais inquietante foi, por um lado, que esse comportamento se conjugou, como adiante se veia em pormenor, com uma acentuação de pressões de carácter inflacionista e, por outro lado, que a ele se não seguiu em 1967, ao que parece, uma recuperação completa da tendência vinda do anterior, muito embora se estivesse na fase final de execução do Plano Intercalar de Fomento

Julga a Câmara, ainda, que a referida evolução recente, em termos globais, da actividade económica metropolitana merece cuidada ponderação, atendendo, para além do mais, à circunstância de as estimativas de base para elaboração do projecto do III Plano de Fomento haverem assentado, fundamentalmente, nos dados disponíveis até 1965, portanto na continuidade de uma linha de comportamento mais favorável do que a revelada, de facto, nos anos de 1966 e 1967. Não será caso, ao que também se pensa, para proceder a uma revisão profunda desses pressupostos à luz daquela evolução, porque isso corresponderia a admitir que a descida no ritmo de expansão tinha relativa permanência, pelo menos a médio prazo, o que, igualmente, a análise dos dados conhecidos não permite logicamente, induzir Mas importará certamente -conforme a Câmara já teve ensejo para apontar no seu parecer sobre o III Plano de Fomento- o ajustamento daquelas estimativas e que na primeira fase de execução desse Plano se efective uma relativa concentração dos esforços previstos de investimento com as providências que lhe são complementares, a fim de que os estímulos dai advenientes tenham sobre a economia nacional o «efeito de choque» necessário à recuperação A não ser que se conclua que a aludida concentração de esforços nessa primeira fase do III Plano de Fomento estaria sensivelmente desproporcionada em relação com a capacidade técnico-admimstrativa actual dos sectores público e privado ou com o potencial financeiro mobilizável dentr o do período em vista Prosseguindo nu apreciação dos elementos constantes do quadro anterior, nota-se que o crescimento da procura externa se atenuou bastante em 1966, mas a sua representação na procura global voltou a subir, embaía ligeiramente - de 20,4 para 20,9 por cento. Por seu turno, na procura interna, a formação total de capital fixo regista um acréscimo de 11,2 por cento - o que justifica as reservas feitas pela Câmara, no parecer do ano passado, a estimativa do Instituto Nacional de Estatística de um acréscimo inferior a l por cento Todavia, o investimento bruto total decaiu, em consequência, sobretudo, da variação negativa dos stocks. Simultaneamente, também sobressai o movimento descensional do valor, a preços constantes, da formação bruta de capital fixo do Estado, facto que apenas se afigura compreensível na hipótese de sensíveis atrasos na execução de programas que, no contexto do Plano Intercalar, competiria ao sector público

Insere, é certo, o relatório do projecto de proposta da Lei de Meios um quadro (quadro II) onde se confrontam os valores, a preços constantes de 1963, dos investimentos programados no Plano Intercalar e dos realizados, mas