Jaime dos Santos Serra.

Jerónimo Carvalho e Sousa.

José Alves Tavares Magro.

José Manuel Maia Nunes de Almeida.

José Manuel Paiva Jara.

José Pedro Correia Soares.

Manuel Duarte Gomes.

Manuel Gonçalves.

Manuel Mendes Nobre de Gusmão.

Manuel do Rosário Moita.

Maria Alda Barbosa Nogueira.

Octávio Floriano Rodrigues Pato.

Raúl Luís Rodrigues.

Severiano Pedro Falcão.

Vital Martins Moreira.

Vítor Manuel Benito da Silva.

União Democrática Popular (UDP)

Acácio Manuel de Frias Barreiros.

O Sr. Presidente: - Estão presentes 179 Srs. Deputados.

Temos quórum, pelo que declaro aberta a sessão.

Eram 14 horas e 35 minutos.

O Sr. Presidente: - Está em aprovação o n.º 6 do Diário.

Há alguma objecção?

Pausa.

Considero-o aprovado.

Vamos passar à leitura do expediente.

Deu-se conta do seguinte

Um abaixo-assinado subscrito pelos Srs. Deputados Álvaro Monteiro, Jorge Miranda, Acácio Barreiros e muitos outros Deputados cujas assinaturas constam do texto enviado à Mesa, do seguinte teor:

Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República:

Os Deputados da Assembleia da República abaixo assinados manifestam a V. Ex.ª, a sua mais viva preocupação pelos recentes acontecimentos verificados na Argentina.

Todas as informações a que têm acesso, da situação política naquele país depois do golpe de Estado de 24 de Março passado levam a supor verificar-se uma sangrenta repressão sobre milhares de democratas e antifascistas. Os signatários manifestam também a V. Ex.ª a sua preocupação pelas notícias segundo as quais teriam desaparecido há cerca de uma semana de suas casas, em Buenos Aires, detidas por elementos da Polícia Federal, que no entanto alega desconhecer o seu paradeiro, duas mulheres, Manuela Santucho, conhecida advogada de presos políticos, e Cristina Santucho, familiares do secretário-geral do Partido Revolucionário dos Trabalhadores.

Pedem por isso a V. Ex.ª que manifeste à Embaixada da Argentina a viva preocupação dos Deputados abaixo assinados pelos factos acima descritos.

Aplausos dos Deputados do PS, PPD e CDS.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados: Transmitirei emocionadamente ao Sr. Embaixador da Argentina a comunicação que acaba de ser feita à Assembleia e que recebeu dela, como era natural, um acolhimento muito sentido.

Srs. Deputados: Chamo a vossa atenção para a leitura de uma carta, com a data de ontem, do Sr. Dr. Mário Soares, nosso colega neste hemiciclo e secretário-geral do Partido Socialista. Diz o seguinte: