mento não só de um dos maiores vultos da vide científica nacional, mas sobretudo de um homem que soube dedicar todo o seu saber e todo o seu amor à protecção e valorização daquilo que, no dizer de Fernando Pessoa, é a coisa melhor do mundo: a criança.

Tem a palavra o Sr. Deputado Álvaro Ribeiro.

viva na sua, obra. E que esta Câmara honre a sua humildade, evitando panegíricos. Que faça aquilo que ele, se pudesse, pediria: continuar a sua obra de amor, para, que não haja mais uma criança que sofra.

Está em nós fazê-lo, é só darmos as mãos sem ódio para construir um País novo, pensando tão-só nos nossos filhos e nos filhos dos nossos filhos.

Aplausos do CDS.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra, para o mesmo efeito o Sr. Deputado Ferreira Júnior.

O Sr. Ferreira Júnior (PSD): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: O Partido Social-Democrata associa-se a esta manifestação de homenagem ao Prof. Elísio de Moura, por duas razões fundamentais. Em primeiro lugar, porque ele constituiu, na cena política portuguesa, uma pessoa de invulgar categoria como professor universitário de medicina. Em segundo lugar, pelas qualidades, pela coerência que manifestou como homem bom, como homem entregue ao seu semelhante, entregue principalmente à criança, à criança que ele via, já então, como o grupo social menos protegido na sociedade portuguesa e que infelizmente, quanto a mim, continua a ser realmente muito esquecida em todo o nosso contexto social.

O Prof. Elísio de Moura entregou-se todo ele, entregou todos os seus bens e haveres às crianças que ele considerava desvalidas, às crianças que ele considerava que não eram protegidas nem mesmo pelas entidades oficiais.

O Prof. Elísio de Moura foi, realmente um homem que deu um exemplo na sociedade portuguesa, exemplo que, na verdade, é excepcional. Por isso, a nossa adesão a esta homenagem.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Raúl Rêgo.

O Sr. Raúl Rêgo (PS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: O Partido Socialista associa-se gostosamente ao voto de pesar pelo falecimento do Prof. Elísio de Moura, que sentiu como todos os portugueses que não têm ressentimentos, como todos os portugueses que apreciam a dedicação ao serviço do próximo.

Elísio de Moura foi não só o exemplo de. um sábio eminente, mas um exemplo da bondade em pessoa, ao serviço da criança, ao serviço da comunidade.

Elísio de Moura pôs para a. construção do futuro não só a sua ciência, mas a sua bondade. Por isso o Partido Socialista se associa ao voto de pesar pelo seu falecimento.

O Sr. Presidente: - Mais algum Sr. Deputado deseja usar da palavra?

Pausa.

Faça favor, Sr. Deputado Vital Moreira.

O Sr. Vital Moreira (PCP): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: O Grupo Parlamentar do PCP vai votar a favor deste voto de pesar apresentado à Assembleia. Ao votá-lo, o Grupo Parlamentar do PCP entende sublinhar que se associa à recordação de uma figura que, como professor, como médico e como homem, empenhado numa obra, sem quaisquer compromissos com o fascismo, soube construir uma actividade que permanecerá como uma obra a todos os títulos importante, principalmente na assistência às crianças abandonadas ou saídas das condições de miséria que a sociedade durante o fascismo criou.

Cremos que a estrutura política e moral de Elísio de Moura é suficientemente grande para evitar qualquer apropriação póstuma.

O Sr. Carlos Brito (PCP): - Muito bem!

O Sr. Presidente: - Também para se pronunciar sobre este voto de pesar. tem a palavra, o Sr. Deputado Acácio Barreiros.

O Sr. Acácio Barreiros (UDP): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: A União Democrática Popular, depois do que já foi dito, apenas quer dizer que também se associa ao voto apresentado e à homenagem prestada ao Prof. Elísio de Moura.

O Sr. Presidente: - Vamos proceder à votação do voto de pesar em apreço.

Submetido à votação, foi aprovado por unanimidade.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados: Vamos fazer uns momentos de recolhimento.

De pé, a Assembleia guardou alguns momentos de silêncio.

O Sr. Presidente: - Serão transmitidos à família do Sr. Prof. Elísio de Moura os sentimentos desta Assembleia.