O Sr. Barbosa de Meio (PSD): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Suponho que a discussão desta proposta de lei implicaria a presença do Ministro da pasta respectiva. Suponho que é ideia feita de que as explicações que ele desse sobre a matéria seriam relevantes para a decisão do Plenário. Nesses termos, uma vez quo S. Ex.ª não pode estar presente, acordamos em que seja retirada da ordem do dia.

O Sr. Presidente: - Não há nenhuma objecção?

Pausa.

Como não há, está retirada.

Como sabem, a segunda parte da ordem do dia é o início da discussão da proposta de lei n.º 82/I, relativa à Lei do Plano para 1977-198O. Há algum requerimento a formular quanto a este ponto?

Têm a palavra o Sr. Deputado José Luís Nunes.

O Sr. José Luís Nunes (PS): - Sr. Presidente: Requeria a V. Ex.ª que fosse dada a palavra ao relator da Comissão para a leitura do relatório.

O Sr. Vital Moreira (PCP): - Forma inusitada de iniciar um debate!

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Carlos Robalo, para ler o relatório.

O Sr. Macedo Pereira (CDS): - Sr. Presidente: O meu colega Carlos Robalo não está presente. Se me permitisse, eu leria o relatório.

O Sr. Presidente: - Faça favor.

O Sr. Macedo Pereira (CDS): - Relatório e parecer da Comissão de Economia, Finanças e Plano sobre a proposta de lei n.º 82/I. Para cumprimento da competência atribuída no n.º 1 do artigo 94.º e alínea g) do artigo 164.º da Constituição da República Portuguesa, o Governo Constitucional enviou à Assembleia da República a proposta de lei n.º 82/I contendo as Grandes Opções do Plano a médio prazo, que abrangerá o período de 1977 a 1980.

2. Por decisão da Mesa da Assembleia da República a referida proposta de lei n.º 82/I baixou à Comissão de Economia, Finanças e Plano, para apreciação.

Por deliberação desta Comissão foi criada, para o efeito, uma subcomissão representativa dos quatro grupos parlamentares e com a seguinte, composição:

2.1. Partido Socialista:

Deputado António Guterres;

Deputado Manuel Moura;

Deputada Teresa Ambrósio.

2.2. Partido Social-Democrata:

Deputado Ângelo Correia;

Deputado António Rebelo de Sousa;

Deputado Nandim de, Carvalho.

2.3. Partido do Centro Democrático Social:

Deputado Carlos Robalo;

Deputado Macedo Pereira;

Deputado Silva Mendes.

2.4. Partido Comunista Português:

Deputado Veiga de Oliveira;

Deputado Sousa Marques;

Deputado Carreira Marques.

Como coordenador da citada subcomissão foi nomeado o Deputado Carlos Robalo.

3. A subcomissão conduziu os seus trabalhos debruçando-se, predominantemente sobre as Grandes Opções do Plano a médio prazo e para melhor apreciação solicitou parecer às seguintes Comissões Parlarnentares:

Segurança Social e Saúde;

Equipamento e Ambiente.

Os relatórios das Comissões Parlamentares mencionadas juntam-se em anexo ao presente relatório.

4. Para melhor desenvolvimento dos trabalhos da subcomissão foi solicitada ao Sr. Ministro do Plano e Coordenação Económica a sua comparência ou de um seu representante a uma das reuniões da subcomissão. Por impossibilidade do Sr. Ministro, participou na reunião referida o Secretário de Estado do Planeamento, Dr.ª Manuela Silva.

Nesta mesma reunião foram levantadas várias questões e pedidos de esclarecimento diversos ao Secretário de Estado do Plano e Orçamento, que prestou as informações que entendeu convenientes. Da mesma reunião, e por entendimento geral dos participantes, incluindo o membro do Governo, conclui-se: Que, à Assembleia da República competia, nos termos constitucionais a discussão das Grandes Opções do Plano e que o lugar privilegiado para a discussão dos aspectos políticos fundamentais subjacentes era o Plenário da Assembleia da República;

b) No que respeita à análise mais pormenorizada das informações justificativas das Grandes Opções também por consenso geral se considerou que a mesma pormenorização competia ao Plano a elaborar pelo Governo Constitucional.

A constatação do referido nas alíneas a) e b) do n.º 4 do presente relatório levou a considerar como desnecessária a continuação dos trabalhos da subcomissão.

5. No plenário da Comissão de Economia, Finanças e Plano, e no respeitante à proposta de lei n.º 82/I, sobre as Grandes Opções do Plano a médio prazo, os representantes dos grupos parlamentares manifestaram as seguintes posições: