Peço a atenção dos Srs. Deputados.

Além de tudo, Sr. Deputado Jaime Gama, lembro-lhe que nessa altura, na ausência de V. Ex.ª, o Sr. Deputado José Luís Nunes .respondeu ao Sr. Deputado Amaro da Costa como se V. Ex.ª estivesse presente. Entrego esta informação à sua consideração, acreditando na sua inteligência e bom senso...

O Sr. Carlos Robalo (CDS): - Isso não é liberalidade, é magnanimidade, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: -... porque não me parece razoável que a propósito de uma intervenção, que é neste momento um contraprotesto, se aproveite para fazer uma alegação de fundo.

Faça favor de concluir, Sr. Deputado Jaime Gama.

O Sr. Carlos Robalo (CDS): - Isto tem muita piada.

O Sr. Jaime Gama (PS): - Concluo muito rapidamente, dizendo que o Sr. Deputado Amaro da Costa condicionou o voto favorável do CDS à proposta de lei de Bases Gerais da Reforma Agrária à introdução de emendas da parte do CDS...

O Sr. Oliveira Dias (CDS): - Muito bem!

O Orador: - ...como se de um ultimato se tratasse, pois nem o Governo nem o Partido Socialista aceitaram as propostas de emenda apresentadas pelo CDS.

Aplausos do PS.

O Sr. Vital Moreira (PCP): - Quais foram as do PPD?

Aplausos do PS e do CDS.

O Orador: - E daí que, em coerência, esse partido seja obrigado a votar contra a proposta de lei das Bases Gerais da Reforma Agrária.

O Sr. Narana Coissoró (CDS): - Acertou!!!

O Sr. Presidente: - Vou agora dar a palavra ao Sr. Deputado Riço Calado.

O Sr. Lucas Pires (CDS): - Desculpe-me, Sr. Presidente, mas eu tinha feito sinal à Mesa de que pretendia usar da palavra.

O Sr. Presidente: - Mas eu gostaria que os Srs. Deputados me fizessem o favor de, quando pedirem a palavra, dizerem para que efeito a pedem. Porque é claro que embora eu tenha qualidades, há uma que não tenho: a de ser bruxo. Vi uns braços levantados e não sabia para que efeito.

Ouvem-se várias vozes de Deputados do CDS.

Não sei se os Srs. Deputados já perceberam que perdem o seu tempo em interrupções, porque eu não os deixo falar. Eu não deixo de concluir os meus juízos, sejam quais forem as perturbações e as situações que se criam. Têm de me ouvir até ao fim, tal como eu, respeitosamente, oiço VV. Ex.ªs.

Portanto, o Sr. Deputado Lucas Pires pediu para fazer um contraprotesto e tem a palavra para o fazer.

O Sr. Lucas Pires (CDS): - Sr. Presidente: Eu permitia-me apenas, nessas tolerâncias e enganos na interpretação do Regimento, perguntar ao Sr. Presidente de quanto tempo disponho para proceder a um contraprotesto ao protesto do Sr. Deputado Jaime Gama.

O Sr. Presidente: - De dois minutos, Sr. Deputado.

O Orador: - Muito obrigado, Sr. Presidente.

Eu devo dizer, apesar de tudo, que o Sr. Deputado Jaime Gama merece mais a minha - fleuma do que a minha cólera. Devo, no entanto, advertido do seguinte: as lições de coerência, que pretendeu dar ao meu partido, seriam maus bem aproveitadas se as dirigisse para dentro do seu.

O Sr. Rui Pena (CDS): - Muito bem!

O Sr. Herculano Pires (PS): - Olhe que não.

O Orador: - Aliás, tenho o pressentimento de que o PS fala mais para fora do que para dentro. Mas talvez precise de começar a falar mais para dentro do que para fora, para não ir à deriva por aí fora.

Vozes do CDS: - Muito bem!

O Orador: - Em segundo lugar, eu felicitava-o pela «adivinha» do voto que vamos dar ao diploma em apreço. Isso só prova que não há mistérios, que connosco é tudo claro, que o nosso caminho é linear e que, em última análise, também preferimos estar com os agricultores portugueses a estar com o Partido Socialista.

Aplausos do CDS.

E se há alguma incoerência, parece-me ser a de o Sr. Deputado Jaime Gama ter vindo ontem aqui fazer anticomunismo...

O Sr. Gualter Basílio (PS): - Antifascismo!

O Orador: -... e hoje vir aqui fazer anticampismo. Também devo esclarecer que não é por nossa culpa que nós não aprovamos a proposta de Lei da Reforma Agrária. Ë, sim, por culpa da política suscita do Governo socialista ...

Aplausos do CDS e protestos do PS.

...que, em última análise, à beira do fosso para que caminha, necessita sempre de algum socorrista que lhe dê a mão.

Aplausos do CDS e protestos do PS.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Jaime Gama.

O Sr. Jaime Gama (PS): - Pedi a palavra para um contraprotesto, Sr. Presidente.

Vozes de protesto do CDS.