Dado que mais ninguém pede a palavra, vamos votar a proposta em apreço.

Submetida à votação, foi rejeitada, com os votos a favor da UDP e do PCP e os restantes contra.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado

Sérvulo Correia.

O Sr. Sérvulo Correia (PSD):-Sr. Presidente, Srs. Deputados: O meu grupo parlamentar não votou a favor desta proposta porque se encontra na Mesa uma outra sobre a mesma matéria que nos parece tecnicamente mais correcta.

Essa proposta é assinada por representantes dos vários grupos parlamentares, e pelo nosso lado não nos oporíamos a que a ela fosse aditado um número que estabelecesse o princípio da isenção de emolumentos que constava dia proposta do Sr. Deputado Acácio Barreiros.

O Sr. Presidente:- Sérvulo assim, basta que na altura propina da discussão dessa proposta de artigo novo o Sr. Deputado Sérvulo Corredia redija e entregue na Mesa esse aditamento.

Vamos agora proceder à leitura de outra proposta de artigo novo, esta apresentada pelo CDS e PS.

Foi lida. É a seguinte: As funções de membro da assembleia de freguesia são gratuitas.

2. Os membros da assembleia são dispensados da comparência ao emprego ou serviço se as sessões se realizarem em horários incompatíveis com os daqueles.

O Sr. Presidente:- Está em discussão, Srs. Deputados. Tem a palavra o Sr. Deputado Rui Pena.

O Sr. Rui Pena (CDS):-Sr. Presidente, Srs. Deputados: Nesta proposta trata-se de uma daquelas disposições que há pouco desse que tinham passado na revisão da Comissão. Por consequência, deverá ser [...] no Local competente o diploma.

O Sr. Presidente: - Contínua em discussão.

Pausa.

Como mais ninguém pede a palavra, vamos passar à votação desta proposta.

Submetida à votação, foi aprovada, com o voto contra do PCP, a abstenção da UDP e os restantes votos a favor.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado António Pedrosa.

O Sr. António Pedrosa (PCP):-Sr. Presidente, Srs. Deputados: O senado do nosso voto vem expresso naquele que já tinha saldo dado anteriormente aquando da votação do antigo 43.°, em que ele foi limitado com o corte das remunerações e demais regalias.

Nós, na proposta que tínhamos feito, defendíamos que fosse admitido no artigo o ponto "Remuneração e regalias". Quanto a nós, esta proposta é limitativa.

O Sr. Presidente: - Vai agora proceder-se à leitura de uma proposta de antigo novo subscrita pelo PS, PSD, CDS e PCP.

Foi lida. É a seguinte:

(Sessões extraordinárias convocadas a requerimento dos cidadãos recenseados) Os requerimentos a que se reportam as alíneas c) do n.° l do artigo 11.° e d) do n.° l do artigo 41.° serão acompanhados de certidões comprovativas da qualidade de cidadão recenseado na área da respectiva autarquia.

2. As certidões referidas no número anterior serão passadas, no prazo de oito duas, pela câmara municipal

3. A apresentação do pedido das certidões deverá ser acompanhada de uma lista contendo as assinaturas, notaria, mente reconhecidas, dos cidadãos que pretendem requerer a convocação da sessão extraordinária.

O Sr. Presidente: - Está em discussão.

Tem a palavra o Sr. Deputado Sérvulo Correia.

O Sr. Sérvulo Correia (PSD):-Sr. Presidente, Srs. Deputados: Tratasse precisamente da proposta que há momentos referi.

O n.° 2 desta proposta diz apenas: "As certidões referidas no número anterior serão passadas, no prazo de oito dias, pela câmara municipal." Pelo nosso lado -precisaríamos depois do apoio dos restantes proponentes que são representantes dos outros grupos parlamentares -, nós acrescentaríamos: [...] e são isentas, bem como os reconhecimentos notariais necessários, de quaisquer taxas ou emolumentos e imposto do selo, conforme os casos."

Nós iríamos fazer chegar por escrito à Mesa esta proposta de adiamento ao n.° 2 desta proposta de artigo novo subscrita, pelos Srs. Deputados Rui Pena, Godinho de Matos, António Pedrosa e por mini próprio.

Portanto, eu perguntaria agora se os restantes proponentes da proposta que acabo de invocar concordam com este aditamento.

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado António Pedrosa.

O Sr. António Pedrosa (PCP):-Sr. Presidente, Srs. Deputados: Nós, bancada do Partido Comunista, concordamos com o aditamento.