O Sr. Simões de Aguiar (PSD): - Sr. Presidente: Dá-me licença?
O Sr. Presidente: - Se o Sr. Deputado Carlos Lage autorizar a interrupção, eu não posso opor-me a ela.
O Sr. Carlos Lage (PS): - Sr. Presidente: Foram formuladas inúmeras perguntas das bancadas do PPD e do CDS e parece que ainda há mais interrogantes. Portanto, eu sugiro ao Sr. Presidente que continuasse a dar a palavra aos Deputados que me querem pedir esclarecimentos.
O Sr. Presidente: - Vou dar a palavra ao orador que se segue, para um pedido de esclarecimento, e que é o Sr. Deputado José Alberto Ribeiro.
Trás-os-Montes já sabe aquilo que quer e continua a ser de facto um povo trabalhador?
Eram estas as perguntas que eu queria fazer-lhe.
O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado que se segue nos pedidos de esclarecimento é o Sr. Deputada Ribeiro e Castro.
O 9r. Ribeiro e Castro (CDS): - O Sr. Deputado Carlos Lage na sua intervenção acusou os partidos da oposição de transformarem as eleições locais em eleições nacionais, discutindo temas de política nacional e não temas locais.
Eu vou passar a ler uma afirmação do Dr. Mário Soares no comício dá FIL, que é a seguinte: e o PS vai ganhar as eleições; com isso consolidará a base social de apoio ao Governo que está para lavar e durar.»
Aplausos do PS.
Eu gostaria de perguntar ...
Manifestações na sala.
O Sr. Presidente: - Srs. Deputados: Mas o que é que se estará a passar, nesta sexta-feira, neste país?
O Sr. Deputado faça o favor de continuar a fazer a sua pergunta.
O Orador: - Eu gostaria de perguntar ao Sr. Deputado, face a esta citação, ...
O Sr. António Macedo (PS): - Eu queria que lesse outra vez!
O Orador: - ... que ilustra claramente a intenção do Governo de transformar as eleições locais num plebiscito de apoio ao Governo minoritário socialista, como é que qualifica tal afirmação, se é que o Partido Socialista, que tem, pelos vistos, o exclusivo de utilização da RTP, em período eleitoral, também quer ter o exclusivo de discussão dos problemas nacionais.
Vozes do CDS: - Muito bem!
O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado Cardos Lage, tenha a bondade.
O Sr. Carlos Lage (PS): - Em primeiro lugar respondo ao Sr. Deputado da PPD que se considera Deputado trasmontano. Eu considero-me Deputado português, inclusive de Trás-os-Montes, dos Açores e da Madeira.
Aplausos do PS.
E pergunta o Sr. Deputado o que é que têm andado a fazer os Ministros, que não têm nada com Trás-os-Montes, por Trás-os-Montes. Afirmou isto explicitamente.
Para além da concepção do Deputado regional, teríamos, ainda por cima, o Ministro regional. Talvez por isso é que o PSD gostaria de transformar as autarquias locais em pequenos Ministérios, talvez.
Vozes do PSD:- É isso mesmo!
O Orador: - E pergunta-me se em Trás-os-Montes o povo é reaccionário ou é um povo trabalhador. O povo trasmontano é um povo trabalhador. É um povo em grande parte progressista e potencialmente progressista, mas, infelizmente, ainda há caciques 1ocais que querem manter o povo trasmontano subjugado a valores e princípios ultrapassados.
O Sr. Carlos Robalo (CDS): - Os caciques serão do PS?
O Orador: - Mas, Sr. Presidente e Srs. Deputados, o povo trasmontano triunfará e, aliás, como o povo de muitas outras zonas do País integrar-se-á e já se integra na, corrente progressista da democracia e da revolução portuguesa.
Vozes do PS:- Muito bem!
O Orador:- Quanto ao Sr. Deputado que constatou que eu afirmei que os partidos da oposição, digamos assim, querem transformar estas eleições em eleições nacionais de facto eu afirmei algo de pare