como Partido Social-Democrata e que diz defender um ideário social-democrata, antimarxista e outras vezes socialista, eu desejava pedir-lhe que nos dissesse se o PSD é social-democrata, se é socialista ou se é antimarxista.

O Sr. Presidente: - Se o Sr. Deputado deseja responder imediatamente, pode fazê-lo. É porque há mais três ou quatro Deputados que desejam pedir esclarecimentos.

O Sr. Francisco Oliveira (PSD): - Sr. Presidente: Eu respondo um por um, porque tenho fraca memória e posso esquecer-me de alguma resposta.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Sr. Deputado Salgado Zenha, as disposições que impedem que os patrões, mesmo por acordo com os trabalhadores, continuem a enviar as quotas aos sindicatos foram determinadas por um diploma apreciado em Conselho de Ministros no dia 6 de Janeiro. Isso foi anunciado à imprensa, porém ainda não foi publicado no Diário da República.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Pergunta o Sr. Deputado se o meu partido é um partido social-democrata ou se é um partido socialista.

O Sr. Salgado Zenha (PS): - Ou também antimarxista.

O Orador: - Marxistas não somos nem seremos. Somos um partido aberto a todas as ideias.

Quer isto dizer que aceitaremos todas as ideias, desde que elas sejam um contributo válido para a construção da nova sociedade que pretendemos.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Mas, Sr. Deputado, o meu partido é um partido social-democrata e como tal é um partido que pretende a construção da sociedade socialista pelo socialismo humanista, pelo socialismo personalista, baseado no homem. E o socialismo não é só propriedade dos partidos marxistas, Sr. Deputado. O socialismo é algo mais do que aquilo que os partidos marxistas preconizam.

Aplausos do PSD.

Uma voz do PSD: - Aprendam.

O Sr. Salgado Zenha (PS): - Dá-me licença?

O Orador: - Faça favor.

O Sr. Salgado Zenha (PS): - Sr. Deputado, esse socialismo não é marxista, é antimarxista, e eu gostaria de saber se seria um socialismo personalista ou se seria antes uma forma de nacional-socialismo.

Protestos do PSD.

O Sr. Nandim de Carvalho (PSD): -Fraco líder!

O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado Francisco Oliveira continua no uso da palavra para responder ou protestar como entender.

O Sr. Francisco Oliveira (PSD): - Sr. Presidente: Antes de mais, queria protestar veementemente contra as afirmações caluniosas do Sr. Deputado Salgado Zenha. E protesto porque não esperava do Sr. Deputado Salgado Zenha essa saída.

Além disso, para lhe dizer que não somos marxistas, cito uma intervenção do Sr. Deputado quando era Ministro das Finanças e que é a seguinte: "Nem Marx era marxista." O Sr. Deputado lá sabe o que isso quer dizer.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Já se encontra na Mesa o requerimento pedindo a prorrogação do período de antes da ordem do dia, que, como se encontra em conformidade com o Regimento, é aceite.

Para protestar, tem também a palavra o Sr. Deputado Barbosa de Melo.

O Sr. Barbosa de Melo (PSD): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Pedi a palavra, não para secundar o meu colega da bancada que acabou de reagir a uma verdadeira provocação do Sr. Deputado Salgado Zenha ...

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: -... é que foi uma reacção justa, porque se tratou exactamente de uma provocação.

O Sr. Magalhães Moía (PSD): - E ordinária!

O Orador: - Pedi a palavra apenas para solicitar aos Deputados desta Câmara que saibam sempre e em todas as circunstâncias estar à altura do cargo que desempenham.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Para um contraprotesto, tem a palavra o Sr. Deputado Salgado Zenha.

O Sr. Salgado Zenha (PS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Em matéria de provocações eu direi que, se se fizer uma estatística, o Partido Socialista tem um largo défice e, portanto, um saldo em relação ao PSD.

Protestos do PSD.

O Sr. Nandim de Carvalho (PSD): - Depende da ala.

O Orador: - Quanto à interpelação que fiz, julgo que estou no direito de a ter feito. O PSD respondeu pela forma que entendeu e a História dirá se porventura a minha interpelação foi justificada e se o protesto do Sr. Deputado Barbosa de Melo também será corroborado pelos factos.

Aplausos do PS e Protestos do PSD.