vários comunicados dentro da empresa e solicitando informação sobre a legalidade da alteração, sem indicação de ressalva, produzida entre a afirmação proferida na sessão e a respectiva transcrição patente no Diário da Assembleia, n.º 60.

Do Sindicato dos Trabalhadores de Seguros do Norte remetendo um exemplar do seu comunicado n.º 7, em que os delegados sindicais informam da decisão de apelar aos trabalhadores para que discutam a forma de manter o actual método de cobrança e envio das quotas para os sindicatos.

Da União dos Sindicatos do Distrito de Setúbal remetendo os textos de sete moções aprovadas por unanimidade no plenário distrital de comissões de trabalhadores, delegados sindicais e dirigentes sindicais.

Da Força Democrática do Trabalho remetendo o texto da moção aprovada no seu II Congresso, bem como o comunicado distribuído aos órgãos de comunicação social e em que se traduz a posição sindical deste movimento.

Do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Hoteleira e Similares do Distrito de Faro, desmentindo notícias publicadas pelo Jornal Novo e pelo jornal O Dia e afirmando que não chegou a haver greve no - Hotel Sol e Mar, em Albufeira, e muito menos impedimentos físicos aos trabalhadores que pretendiam apresentar-se ao serviço.

De Carlos Chilão, de Vila Real, dando conhecimento da proibição que lhe foi feita de baptizar um sobrinho, pelo facto de ser comunista, e protestando contra o atropelo à liberdade religiosa.

De democratas e resistentes anti-fascistas de Aveiro, protestando indignadamente contra a intervenção do Sr. Deputado Pinto da Cruz.

Do Movimento Democrático de Mulheres, de Alenquer, protestando contra arbitrariedades cometidas pela multinacional Kallen, incluindo o despedimento de cem trabalhadores, o que consideram um atentado contra a economia nacional, e exigindo do Governo medidas tendentes a defender o interesse dos trabalhadores e do País.

Da direcção do Sindicato dos Químicos do Sul solicitando a intervenção da Assembleia quanto à grave situação da empresa Santix, de Coimbra.

Da Associação Nacional dos Industriais Têxteis Algodoeiros e Fibras, do Porto, manifestando preocupação ao ter tomado conhecimento da instalação, para breve, de uma nova unidade têxtil produtora de cobertores, com uma capacidade de fabrico de 1 milhão de unidades/ano, que porá em risco mais de uma dezena de milhar de trabalhadores e apelando para que a Assembleia preste a máxima atenção a este problema.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados: o período de antes da ordem do dia termina às 15 horas e 50 minutos.

Foi apresentada uma proposta de lei do Governo sobre os vencimentos dos presidentes das câmaras, dos administradores de bairro e dos vereadores, que foi recebida pela Mesa e vai ser distribuída à comissão competente.

Foram também recebidas pela Mesa as seguintes petições: apresentada .por António Simões Pereira, administrador da Enafer (Empresa Nacional de Ferramentas, S. A. R. L.), que vai ser remetida à Comissão de Trabalho; apresentada por Maria José Pereira Carrilho e outros, que vai ser remetida à Comissão de Agricultura e Pescas; apresentada pela comissão de luta dos trabalhadores da firma Peres Sousa & Campos, L.da, que vai ser remetida à Comissão de Trabalho; apresentada pela Intersindical Nacional, que vai ser remetida à Comissão de Trabalho; apresentada pela direcção nacional do Movimento Democrático de Mulheres, que vai ser remetida à Comissão de Economia, Finanças e Plano.

Na reunião do dia 17 do corrente foram apresentados e deferidos os seguintes requerimentos: ao Ministério da Indústria e Tecnologia, subscrito pelo Sr. Deputado Carlos Carvalhas; aos Ministérios dos Transportes e Comunicações e da Habitação, Urbanismo e Construção, subscritos pelo Sr. Deputado Ângelo Correia.

O Sr. Deputado Florival Nobre tinha ficado com a palavra reservada para solicitar esclarecimentos ao nosso colega Américo Leal. Todavia, este Sr. Deputado do Partido Comunista Português não se encontra presente.

O Sr. Florival Nobre (PS): --Mas, Sr. Presidente, dá-me licença?

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Florival Nobre (PS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: O Sr. Deputado Américo Leal veio ontem ter comigo aqui, à minha bancada, dizendo-me que hoje não podia estar presente. De qualquer maneira, eu disse-lhe que faria as perguntas, uma vez que elas podem ter resposta, porque aquele Sr. Depu-