Em quarto lugar, nunca dependemos a criação de qualquer organizarão para lutar contra a Internacional Socialista, na qual não estamos filiados porque, com base em puros interesses partidários o PS a isso se tem obstado.

Finalmente, o Sr. Deputado Jaime Gama sabe certamente que este partido logo nos primeiros documentos da sua constituição referiu a sua linha social-democrática e que não pôde constituir-se como partido social-democrata porque um pequeno grupo, nessa altura formalmente constituído, impedia legalmente que adoptássemos desde logo a designação que era a nossa e que, aliás era desde logo, oficialmente a da nossa juventude.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Mas lembro aqui que o PS deriva de uma organização chamada União Socialista. Não vejo nisso qualquer mal, apenas sublinho o paralelismo.

Aplausos do PSD.

O Sr. Jaime Gama (PS): - Peço a palavra. Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Para que efeito, Sr. Deputado?

O Sr. Jaime Gama (PS): - Para dar explicações à Câmara.

O Sr. Presidente: - Peço desculpa aos colegas que catão inscritos, Deputados Rui Pena e José Vitorino, mas terão de aguardar.

Tem a palavra o Sr. Deputado Jaime Gama.

Vozes do PS: - Boa!

Aplausos do PS.

O Sr. Sérvulo Correia (PSD): - Dá-me licença, Sr. Presidente?

O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado Sérvulo Correia certamente pede a palavra para dar explicações. Penha a bondade.

O Sr. Sérvulo Correia (PSD): - Dando explicações eu lamento profundamente que o Sr. Deputado Jaime Gama venha para este hemiciclo deturpar declarações do Dr. Sá Carneiro, personalidade política em relação á qual nestes momentos de maior crise o seu partido fica sempre extremamente perturbado.

O Dr. Sá Carneiro nunca declarou que o Partido Social-Democrata tinha retirado o apoio ao Sr. Presidente da República: sempre defendeu uma maioria democrática estável com base numa convergência democrática que os senhores não podem deturpar porque sabem que na nossa terminologia ela sempre significou uma formação política abrangendo os nossos três partidos; o Dr. Sá Carneiro nunca proeurou criar qualquer organização para opor à Internacional Socialista, e quanto à mudança de nome ela não tem nada a ver com o Dr. Sá Carneiro.

Aplausos do PSD.

O Sr. Jaime Gama (PS): - Sr. Presidente, peco a palavra.

O Sr. Presidente: - Vou dar a palavra ao Sr. Deputado Jaime Gama, mas, entretanto, prezados colegas, permitam-me apenas que, sem pretender interferir no debate, porque não o posso fazer -de resto o Regimento especial prevê a atribuição de um certo tempo a todos os partidos e cada partido administra esse tempo conforme bem entender - e sem quebra do respeito devido pela posição dos partidos, lembro a ordem dos trabalhos de hoje: continuação do debate acerca da apresentação peto Sr. Primeiro-Ministro da moção de confiança.

Posto listo, tem V. Ex.ª a palavra, Sr. Deputado Jaime Gama.

O Sr. Jaime Gama (PS): -Sr. Presidente, era para dar a seguinte explicação: o respeito por este debate, pela Câmara, pela opinião pública e sobretudo o respeito que da minha bancada existe em relação ao Sr. Deputado Sérvulo Correia, leva-me a considerar que não devemos prosseguir nesta orientação, e pela nossa parte, cessaremos neste momento o debate.

O Sr. Presidente: - Muito obrigado, Sr. Deputado. Vejo que compreendeu o meu apelo.

O Sr. Rui Pena (CDS): - Dá-me licença, Sr. Presidente?

O Sr. Presidente - Tem a palavra o Sr. Deputado Rui Pena.

O Sr. Rui Pena (CDS): - É para dar uma curta explicação à Assembleia da República.