tido a fazer acordos, e mesmo nesta Câmara vi muitos acordos de última hora com cariz de «salva-vidas».

Vozes do CDS: - Muito bem!

Risos do PS.

O Orador: - Gostaria de lhe perguntar se estes acordos estabelecidos efectivamente foram equívocos ou si foram contradições.

Como técnico de planeamento altamente qualificado, que conheço de longa data, gostaria de perguntar ao Sr. Deputado Ângelo Correia se já confunde um programa de governo com um piano anual, com um plano a medito prazo, com um plano a longo prazo.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Que diabo de confusão é essa e que diabo de entendimento é esse?

Risos do PS e do CDS.

Eu gostaria, na verdade, que me referisse e me definisse, se possível, esses seus novos conceitos. Porque, como sabe, gosto sempre de aprender muito consigo.

Sobre o aspecto concorrencial de sectores públicos e provados - e é uma referência que achei muito interessante das empresas públicas como prestadoras de serviços públicos -, gostaria de perguntar ao Sr. Deputado Ângelo Correia qual foi o sentido do voto do Partido Social-Democrata aquando da votação da lei de delimitação do sector público e do sector privado nesta Câmara e qual foi o sentido do voto do PSD aquando da votação da lei das indemnizações.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra, o Sr. Deputado Lino Lima, também para pedidos de esclarecimento.

O Sr. Lino Lima (PCP): - O Sr. Deputado Ângelo Correia, no inicio da sua intervenção, e a propósito da tão falada viagem de comboio até Coimbra, começou por pôr o problema se afinal não existiriam na cotação diais comboios.

Uma voz do PS: - Até há mais...

O Orador: - Depois, admitiu ainda se haveria um terceiro, para o qual ambos os ocupantes se temiam mudado.

Eu pergunto ao Sr. Deputado se com essas imagens estava a querer sugerir a possibilidade de vir a verificar-se um grande desaire ferroviário...

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Costa Moreira.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Rodolfo Crespo.

O Sr. Rodolfo Crespo (PS): - O Sr. Deputado Ângelo Correia, que é um neófito em política...

Risos e protestos do PSD.

Sim, Sr. Deputado. Eu não o vi muitas vezes antes do 25 de Abril.

Risos do PSD.

O Sr. Deputado fez algumas confusões entre programa de governo e programa de partido. Eu gostaria de lhe perguntar se não sabe que um programa de partido diz respeito a um projecto de sociedade e que um programa de governo, lenido em conta a relação de forçais exigente nessa sociedade e os acordos políticos possíveis, diz respeito ao primeiro passo no sentido da realização desde projecto de sociedade. Ou esta confusão quo o Sr. Deputado faz quer muito simplesmente dizer que o seu partido não tem projecto de sociedade?

Uma outra pergunta, quo advém, aliás da confusão, ou melhor, do facto de o Sr. Deputado ter acusado ente Governo de ser incoerente, é a seguinte: se o Sr. Deputado considera que a maioria ou uma grande parte dos governos da Europa Ocidental em que partidos socialistas com programas semelhantes ao do nosso partido e partidos democratas-cristãos com programas semelhantes ao do CDS se encontram associados são incoerentes. E na medida em que num momento ou outro da história das democracias europeias os partidos socialistas e os partidos cristãos-democratas se encontraram associados no Governo, se essas democracias são incoerentes e se isso quer dizer que o Sr. Deputado ou o seu partido - que preconizava a integração de Portugal na Europa do Mercado Comum e no estado das democracias europeias - mudou de posição nessa matéria e já não pensa que Portugal deve ser uma democracia europeia integrada ou a integrar nesse Mercado Comum e nessa Europa que nós consideramos democrática e livre.

O Sr. Presidente: - Ainda para pedidos de esclarecimento, tem a palavra o Sr. Deputado Dieter Dellinger.

O Sr. Dieter Dellinger (PS): - Eu quero perguntar ao Sr. Deputado se achaque, a propósito dos prejuízos das empresas publicais, qualquer empresa privada, como, por exemplo, a Siderurgia Nacional, vendendo ao mesmo preço o feiro e pagando os mesmos salários, certa lucro só por ser privada.