cão de tabelas de preços justos do material lenhoso e não praticar preços políticos que no fundo não têm outro fim senão fornecer material lenhoso a um sector nacionalizado como é o das celuloses.

Vozes do PSD: - Muito bem!

tem um importante papel a desempenhar neste aspecto, e não especificamente. Acho que a extensão rural, no seu aspecto polivalente de divulgação das técnicas e de vulgarização da gestão, pode efectivamente abarcar todo o vasto campo que vai da agricultura à floresta - e na minha intervenção ficou claramente definido que nós não dissociamos esse binómio - usando para o efeito quer o esclarecimento, quer a persuasão, quer o exemplo prático, que é aquilo que os nossos lavradores querem ver e não vêem. Pelo contrário, aparecem leis que impõem determinada directiva, mas da parte do sector do Estado não se apresenta um único exemplo que mostre que a legislação aplicada tenha surtido efeito.

Aplausos do PSD.

Cremos portanto que o Serviço de Extensão Rural pode e deve efectivamente complementar uma acção de educação e de vulgarização daquilo que é do interesse do pequeno e do médio proprietário das zonas do Centro e do Norte do País.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Passando à ordem do dia, vamos proceder à eleição de um Secretário e de um Vice-secretário da Mesa.

Vai proceder-se à chamada para a votação.

Servirão de escrutinadores os Srs. Deputados Adelino de Carvalho, do PS, e Braga Barroso, do PSD.

Procedeu-se à votação.

O Sr. Presidente: - Está encerrada a votação. É favor os escrutinadores procederem à contagem dos votos.

Procedeu-se ao escrutínio.

O Sr. Presidente: - O resultado do escrutínio é o seguinte: o Secretário e o Vice-Secretário, respectivamente Alfredo Pinto da Silva e Eurico Manuel das Neves Henriques Mendes, foram eleitos com 127 votos a favor, 38 votos brancos e 3 votos nulos. Felicito-os, pois, em meu nome e no da Assembleia.

Segue-se agora o nosso habitual intervalo.

Eram 17 horas e 30 minutos.

A seguir ao intervalo assumiu a presidência o Sr. Vice-Presidente Martins Canaverde.

Tomou também lugar na Mesa, em vez do Sr. Deputado Lacerda de Queirós, o Sr. Vice-Secretário eleito Eurico Mendes.

O Sr. Presidente: - Está reaberta a sessão. Eram 18 horas e 30 minutos.

O Sr. Presidente: - Para a leitura de um relatório e parecer da Comissão de Regimento e Mandatos tem a palavra o Sr. Deputado Veiga de Oliveira.

O Sr. Veiga de Oliveira (PCP):

Em reunião realizada no dia 2 de Março de 1978, pelas 17 horas e 30 minutos, foram apreciadas as seguintes substituições de Deputados:

que se encontram verificados os requisitos legais.