ca e a regulamenta, não há, na prática, um desenvolvimento do Ministério neste tipo de actividade.

O Sr. Mendes Godinho (PS): - Dá-me licença, Sr. Presidente?

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Mendes Godinho, para que efeito deseja usar da palavra?

O Sr. Mendes Godinho (PS): - Para um protesto, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Mendes Godinho (PS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: O Grupo Parlamentar do PS protesta com muita firmeza pela maneira capciosa como estão a ser feitas e desenvolvidas as perguntas ao Governo por parte do Grupo Parlamentar do PSD.

Uma voz do PCP: - Muito bem!

O Orador: - Estas perguntas, como é notório, fazem parte de uma campanha demagógica que organizações que dizem representar os interesses dos agricultores tentam fazer, aliás sem êxito, para atacar o Governo.

Estas perguntas procuram produzir efeitos que sirvam a campanha demagógica que a CAP vem fazendo, com ataques ao Governo e ameaças de perturbação da ordem pública, numa perspectiva que não é a da defesa dos agricultores, mas, sim, a da destruição da Reforma Agrária.

Aplausos do PS e do PCP.

O Sr. Marques Mendes (PSD): - Peço a palavra, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Para que efeito deseja usar da palavra, Sr. Deputado?

O Sr. Marques Mendes (PSD): - Para um curto protesto, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Marques Mendes (PSD): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: É para um curto protesto contra as afirmações que acabam de ser produzidas e que eu começo por lamentar, profundamente, porque, mais uma vez, através delas, parece que se está a querer cercear o direito de a oposição fazer as perguntas que muito bem entenda ao Governo.

Protestos do PS.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Peço a atenção da Câmara.

artifícios ou de formas capciosas; procuram, sim, obter esclarecimentos, esclarecimentos que esperávamos fossem mais concretos do que aquilo que têm sido, infelizmente.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Sr. Mendes Godinho (PS): - Peço a palavra, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado deseja fazer novo protesto?

O Sr. Mendes Godinho (PS): - É para um breve contraprotesto.

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Mendes Godinho (PS): - Sr. Presidente, o Grupo Parlamentar do PSD tem o direito de fazer as perguntas que entender e nós temos o direito de as interpretar, de lhes dar a sua interpretação correcta.

Vozes do PS: - Muito bem! Vozes do PSD: - Não têm nada.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Marques Mendes.

O Sr. Marques Mendes (PSD): - Sr. Presidente, queria interpelar a Mesa, além do mais, para o seguinte: segundo o que dispõe o Regimento nos seus artigos 205.º e seguintes, este debate de perguntas ao Governo creio que, tal como está regulamentado -e se está bem ou mal, não me compete agora estar a apreciá-lo mas, enquanto estiver em vigor, há que observá-lo -, é um debate, como V. Ex.ª logo no início referiu, entre o membro do Governo e o Deputado que faz as perguntas, nas circunstâncias que estão referidas.

O Governo não precisa, pelo menos ainda não demonstrou aqui precisar de ajuda e muito menos de ajuda tão deficiente e tão infeliz como aquela que o Sr. Deputado Mendes Godinho aqui tentou dar.

Vozes do PSD: - Muito bem!

Vozes do PS e do PCP: - Ah, sim! ...