que se condene isso como uma efectiva organização fascista.
fascismo não foi, digamos, uma amante «teúda e manteúda» de Salazar, foi uma ideologias que nasceu muito antes de Salazar e continua a proliferar.
O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, peço-lhe que conclua, porque já leva sete minutos em resposta a um esclarecimento e, de facto, isso não é regimental, embora o debate esteja a prosseguir com o máximo interesse.
O Sr. Presidente: - A Sr.ª Deputada Carmelinda Pereira pediu a palavra. Tem a bondade de me dizer para que efeito é?
A Sr.ª Carmelinda Pereira (Indep.): - Para pedidos de esclarecimento.
O Sr. Presidente: - Mas a colega pediu a palavra logo que finda a intervenção do Sr. Deputado Meneres Pimentel ou posteriormente? É que a Mesa não se apercebeu disso.
A Sr.ª Carmelinda Pereira (Indep.): - Sr. Presidente, pedi a palavra quando o Sr. Deputado acabou de falar.
O Sr. Presidente: - Então tenha a bondade, Sr.ª Deputada.
essa manifestação, deve ter empenho em falar com «os verdadeiros portugueses». E para ele os verdadeiros portugueses são aqueles que ainda há pouco tempo, no Porto, fazendo a saudação nazi, gritavam «abaixo as liberdades enganadoras» - as liberdades que hoje vivemos, as liberdades conquistadas, com o 25 de Abril, «abaixo Cunhal», «abaixo Soares», os dirigentes dos dois grandes partidos dos trabalhadores portugueses.
Portanto, e como penso que nós devemos ser coerentes, desejava saber qual é a posição do Sr. Deputado do PSD - e se se defende a democracia, é preciso defendê-la em toda a parte e em todas as circunstâncias perante a convocação de uma manifestação que deve ser com certeza com os tais «verdadeiros portugueses» que apoiam e que defendem Pires Veloso.
O Sr. Presidente: - Tem a bondade de se assim o desejar, Sr. Deputado.
manifestações se realizem. Se efectivamente essas manifestações vão ter, ou tiveram - eu não sei, não estive em qualquer delas e não sei se estarei nalgumas dietas, se estiver evidentemente é na da Intersindical.
Mas se estas manifestações vierem a ter essas características, pois evidentemente as autoridades que