O Orador: - Só entabularemos conversações se elas visarem a elaboração de um projecto de salvação nacional, caso o Partido Socialista e o CDS retomem a proposta, que nós não retomaremos, e, nesse caso, parece-nos que as conversações deviam ter lugar sob a égide do Presidente da República.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Portugal necessita de um projecto mobilizador, repito. É tempo de que este pais encontre um rumo definido de recuperação e de desenvolvimento. Somos um país pobre em recursos materiais, ...

O Sr. Carlos Brito (PCP): - Já sabemos isso ...

O Orador: - ... mas mesmo os poucos que temos estamos a desperdiçá-los. Somos ricos em recursos humanos que se encontram abandonados.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Só com uma política que em matéria de recursos nacionais privilegie a agricultura e as pessoas, ...

A Sr.ª Helena Roseta (PSD): - Muito bem!

O Orador: - ... que aproveite todas as potencialidades dos serviços e da indústria, conjugada com uma política de investigação científica e tecnológica, ...

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - ... com uma política cultural, com uma política de educação, poderemos sair da situação dramática em que nos encontramos.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Política cultural que deve radicar nos valores e nas realidades portuguesas. Política de educação que deve ser não mera repetição, mas inovação, progresso e igualdade de oportunidades para todos.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Política de investigação científica e tecnológica que mobilize os intelectuais portugueses em conjunto com o povo, que aproveite todas as potencialidades humanas dos Portugueses, seja qual for o seu estrato social ou o seu sector de trabalho, ...

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - ... que permita dar uma esperança nova aos Portugueses. Para isso é necessária a estabilidade política. Mas ela não se conseguirá sem novas eleições, sem uma clarificação integral da cena política portuguesa. Hoje o jogo político das forças aqui representadas não corresponde, é nossa convicção, ao sentido político do País.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Hoje os eleitores sentem-se cada vez mais afastados daqueles que elegeram, a sociedade mais longe do poder político.

O Sr. José Luís Nunes (PS): - Não apoiado!

O Sr. Vital Moreira (PCP): - Parece o Galvão de Melo!

O Orador: - Para sair desta situação é necessária uma nova consulta eleitoral. Após ela os partidos devem pôr de lado as suas disputas eleitorais, unindo-se então, segundo os resultados eleitorais e a posição que devem definir antes das eleições, para que a escolha eleitoral seja clara e tenha verdadeiro sentido, juntamente com o Presidente da República, à volta de um projecto de salvação nacional e de reconstrução do País.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Até lá temos de ter um governo que para nós é aquele que enunciei. Até lá, até que se realizem novas eleições, consideramos democrático e patriótico deixar funcionar o III Governo Constitucional.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Por isso o Partido Social-Democrata votará contra a rejeição do Programa do Governo.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Mário Soares.

Aplausos do PS.

legislativas, o Orçamento e o Plano anual?

Se se pretende governar no respeito da Constituição, como tem sido afirmado, a cooperação entre os diversos Órgãos de Soberania é fundamental - direi mesmo indispensável. Cooperação na interdependência, estabelecida sem equívocos, no respeito da autonomia de cada um dos Órgãos de Soberania e do princípio, essencial em democracia, da