O Orador: - O PSD, empenhado numa luta frontal contra o sistema nascido da Constituição que votou ...,

Vozes do PSD: - Não apoiado!

O Orador: -... e que na altura afirmava ser de inspiração totalmente social-democrata, é movido por uma lógica populista e de bota-abaixo que de social-democrata só conserva hoje o nome, sem o menor conteúdo concreto, como todos os sociais-democratas europeus reconhecem.

Aplausos do PS e protestos do PSD.

Perante esta evolução preocupante para o futuro da democracia, o PS mantém-se serenamente no seu lugar:

Aplausos do PS.

a esquerda, fiel ao 25 de Abril e ao socialismo democrático, ...

Aplausos do PS.

... empenhado num projecto de transformação da sociedade portuguesa, em profundidade, que respeite as liberdades conquistadas e os direitos do homem.

Vozes do PSD: - Viu-se!

O Sr. Manuel Alegre (PS): - Fascistas!

O Orador: - Srs. Deputados do PSD, tenham em conta que falou aqui há pouco o vosso líder, disse o que quis e a bancada socialista não o interrompeu uma única vez.

Aplausos do PS e de alguns Deputados do CDS.

Projecto de esquerda totalmente autónomo em relação ao Partido Comunista, por mais que as forcas da direita - e com que leviandade o têm feito! - queiram meter tudo no mesmo saco e confundir as posições do PS com as do PCP.

Aplausos do PS.

Posição que tem sido facilitada pelas intoleráveis pressões ultimamente exercidas pelo PCP sobre os militantes do PS. Pressões que repudiamos, dado que o PCP, que se absteve na votação da moção de rejeição do Governo Nobre da Costa, deitou abaixo o I Governo...

A Sr. ª Maria Emília de Melo (PS): -Muito bem!

O Orador: -... e tantas responsabilidades tem nas confrontações ocorridas desde o 25 de Abril, não tem autoridade moral nem política para nos dar lições de democracia nem de fidelidade aos ideais de esquerda ou do socialismo.

Aplausos do PS.

Pessoalmente não acredito na evolução para a direita do eleitorado português.

Mas, ainda que essa fosse a tendência que viesse a verificar-se, em nada poderia fazer inflectir as nossas posições. Continuamos fiéis aos princípios porque sempre nos batemos antes e depois do 25 de Abril...

O Sr. António Arnaut (PS): - Muito bem!

O Orador: -... e aos trabalhadores portugueses que nos honramos de representar.

Aplausos do PS.

A quantas modificações políticas e viragens inesperadas já assistimos, desde o fim ida 2. ª Guerra Mundial? Mas nem por isso nunca deixámos de ser quem somos- faça-se-nos essa justiça!

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Em cada momento, pensamos, o mais importante é ser-se fiel às suas opções profundas, sem tergiversações oportunistas nem concessões aos ventos aparentemente dominantes.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - E depois saber esperar -e nós, socialistas, provámos que sabíamos esperar- é uma grande virtude em política. Porque as únicas vitórias que contam são as que resultam de um longo e persistente combate.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - O PS tem-se esforçado, neste País nascido ido 25 de Abril, por praticar uma política de bom senso, de realismo, de progresso possível e de equilíbrio, esforçando-se por esbater os conflitos e as radicalizações, que em nada podem melhorar as condições de vida, já de si tão difíceis, do nosso povo. O que é fundamental é que se vão resolvendo os problemas concretos do povo e se mantenham a paz civil e as liberdades.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Outros têm-se preocupado sempre, e tão-só, em (radicalizar as situações, na esperança de submeter as vozes que lhes são adversas.

Uma voz do PS: - Muito bem!

O Orador: - Esquecem-se de que as sociedades democráticas modernas se encontram divididas em proporções sensivelmente iguais, sendo que os desequilíbrios e os exageros num sentido provocam reacções inevitáveis de sentido contrário. A experiência portuguesa é concludente nesse aspecto.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - A democracia requer uma longa aprendizagem e representa sempre uma questão de lucidez, de coragem e de persistência. O PS sempre tem demonstrado, até hoje, que essas qualidades nunca lhe faltaram, conservando-se fiel, sejam quais forem os