decisivo para que se salvaguarde, por um lado, a imagem do Pais e, por outro, se contribua para a recuperação que tarda e se exige.

Aplausos do PSD.

O Sr Presidente: - Para pedidos de esclarecimento, tem a palavra o Sr. Deputado Luis Filipe Madeira.

O Sr. Luís Filipe Madeira (PS): - Sr. Presidente, Srs Deputados, Sr. Deputado José Gago Vitorino. Ouvi com muita atenção apenas parte do seu do curso, uma vez que mas encontrava fora do bem... ciclo, mas, dada a importância da sua intervenção, um camarada meu foi chamar-me para seguir com atenção e, eventualmente, formular algum pedido de esclarecimento.

O Sr. Deputado é um Deputado jovem, algarvio vigoroso, combativo na defesa dos interesses do Algarve. Com o tempo, e persistindo neste tipo de discurso, certamente que se conseguirá fazer ouvir pelo povo algarvio...

Risos do PS.

Aliás, essa ambição política e perfeitamente legítima e o Algarve certamente acompanhara o interesse de V. Ex.ª face aos problemas que afligem as suas populações e não deixará de lhe dar. pela via do voto, a merecida resposta.

Quanto aos problemas que abordou em relação ao Algarve, fez o Sr. Deputado um inventario tão longo de problemas que, efectivamente, a analise, mesmo ligeiras, de alguns deles, ocuparia a sessão inteira da Assembleia da Republica. O Sr. Deputado falou de problemas que são conhecidos e que existem no Algarve e em outras regiões do Pais, como os problemas da agricultura, das pescas, das estradas, das infra-estruturas básicas, do saneamento, da saúde, das escolas, etc. De resto, é o problema do estendal das carências deste país depois de quarenta e oito anos de fascismo ...

Queria perguntar ao Sr. Deputado se pensa que o facto de os esgotos de Albufeira não existirem se deve a uma acção destruidora do 25 de Abril, se foi o 25 de Abril que destruiu momento a Comissão Regional de Turismo do Algarve, nem os seus memores, a freme da qual, alias, se encontra um homem do seu partido - os dois indivíduos» que o Sr. Deputado intitulou de representantes da população do Algarve (e estou a dar-lhe um esclarecimento e não a pedir-lho) foram efeitos pelas câmaras municipais antes das eleições para as autarquias locais, mas que foram ratificados por essas mesmas câmaras apôs as eleições Isto significa que -e o Sr Deputado talvez não saiba, mas eu explico-me - representam as câmaras num e pais, representando um as câmaras do Sotavento e outro as do Barlavento. E, quando as câmaras do Algarve intenderem que eles as não representam devidamente, reduzir-lhes-ão a confiança, certamente, e indicarão outras pessoas.

Quanto ao resto seria muito longo falar, quer de planos, quer de aeroportos, quer de bancos, etc. Quero apenas dizer-lhe que os Governos que se sucederam do 25 de Abril, particularmente os I e II Governos Constitucionais, tiveram como objectivo n.º 1 pôr de novo o barco a flutuar, porque o barco ía para o fundo devido as «excelente» estruturas que o Sr Deputado encontrou destruídas depois do 25 de Abril.

Aplausos do PS

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado José Gago Vitorino, poderá responder se assim o entender Tem três minutos para o fazer, uma vez que há mais oradores inscritos.

O Sr. José Vitorino (PSD): - Compreendo perfeitamente. Sr. Presidente.

Em primeiro lugar, tenho que manifestar a minha surpresa, não tanto por aquilo que o Sr. Deputado disse, mas pelos aplausos que a sua bancada lhe dirigiu.

Risos do PS

Efectivamente, julgo que essa bancada se deveria ter mostrado tão solicita tão interessada e tão apoiante da sua acção. Quando esteve a frente dos destinos do Ministério, quando por lá estiveram outros responsáveis, como se mostrou agora. De tacto, desde que há mais de dois anos existiram dois Governos Constitucionais, não se verificou que eu saiba, da parte dessa bancada nenhum esforço nesse sentido.

Risos do PS e PCP.

O Sr. José Jara (PCP) - Que grande pontapé na gramática!

O Orador: - Em segundo lugar, quanto à importância da intervenção, pois penso que é mesmo importante. Por outro lado, julgo que. quando o Sr. Deputado falou em ambição política em aspecto vigoroso, comete uma coisa grave em política: ...

O Sr. Manuel Alegre (PS): - Entre elas a de não saber gramática ...

O Orador- .. a que, se nós caminhamos para uma situação em que se confunde o levantar dos problemas nesta Assembleia problemas concretos que respeitam d economia nacional e às populações portu-