Presidente: Exmo. Srs. Teófilo Carvalho dos Santos

Secretários: Exmos. Srs.

Eurico Manuel das Novos Henriques Mendes

José Gonçalves Sapinho

Maria José Paulo Sampaio

José Manuel Maia Nunes do Almeida

SUMÁRIO: - O Sr. Presidente declarou aberta a sessão às 15 horas e 40 minutos.

pedindo o assentimento da Assembleia para a sua deslocação oficial à República da Guiné-Bissau e da baixa do mesmo à Comissão de Negócios Estrangeiros e Emigração para emissão de parecer, da apresentação de alguns requerimentos e do recebimento de várias respostas a requerimentos.

Em declaração política, o Sr. Deputado Acácio Barreiros (UDP) criticou a forma como o Governo tem actuado face à greve dos trabalhadores dos TLP.

Também em declaração política, o Sr. Deputado José Nisa (PS) referiu o que tem sido a tragédia, a nível nacional, causada pelo mau tempo que se tem feito sentir, associando-se às suas palavras os Srs. Deputados Magalhães Mota (PSD), Vítor Louro (PCP) - que também suscitou um esclarecimento do Sr. Deputado José Luís Nunes (PS) - e Carvalho Cardoso (CDS).

O Sr. Deputado Severiano Falcão (PCP), após ter prestado um esclarecimento a propósito das palavras antes proferidas pelo Sr. Deputado Magalhães Mola (PSD), criticou a actuação do Governo f ace à greve dos trabalhadores dos TLP e deu esclarecimentos sobre a posição destes. Na sequência desta intervenção usaram da palavra, a diverso título, os Srs. Deputados Magalhães Mota (PSD). Nuno Abecasis (CDS) - que respondeu depois a um esclarecimento do Sr. Deputado Severiano Falcão (PCP) -, Cunha Leal (PSD) e Veiga de Oliveira (PCP).

A Sr.ª Deputada Amélia de Azevedo (PSD) fez uma apreciação crítica global do programa de Filosofia dos dois anos do curso complementar.

O Sr. Deputado Manuel Dias (PS) referiu-se também aos prejuízos causados pelas cheias dos últimos dias.

O Sr. Deputado Cunha Simões (CDS) referiu a situação de abandono a que tem sido votado o património artístico nacional.

Por sugestão do Sr. Presidente, a Assembleia guardou um minuto de silêncio na passagem de mais um ano sobre a data em que foi assassinado o general Humberto Delgado.