Pensamos que quem ofendeu e quem atingiu os sentimentos religiosos e os valores humanos do povo português foram os que decidiram a realização e empurraram este país para a guerra colonial.

Aplausos do PS, do PC P, da UDP e dos Deputados independentes Aires Rodrigues. Carmelinda Pereira, Lopes Cardoso, Brás Pinto e Vital Rodrigues.

O Sr. Cunha Simões (CDS): - A maioria de esquerda!

O Orador: - Pensamos que quem atingiu e ofendeu os sentimentos religiosos do povo português foram os que, em plena violência da guerra -caracterizada por massacres de toda a forma e onde o povo português foi ofendido na pessoa dos seus filhos -, não tiveram a coragem de levantar a voz para condenar essa mesma guerra.

Aplausos do PS, do PCP, da UDP e dos Deputados independentes Aires Rodrigues, Carmelinda Pereira, Lopes Cardoso, Brás Pinto e Vital Rodrigues.

Sr. Presidente, Srs. Deputados: Pensamos que a comissão administrativa da Radiotelevisão Portuguesa actuou mal ao suspender o realizador e ao suspender o programa preparado para ser visto pelo povo português,

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Se este programa teve algo de polémico, de criticável e de discutível, pensamos que se devia desencadear um processo de debate na própria televisão e jamais recorrer à forma da suspensão.

O Sr. Jorge Lemos (PCP): - Assim é que é a democracia!

Aplausos do PS, do PCP, da UDP e dos Deputados independentes Aires Rodrigues, Carmelinda Pereira, Brás Pinto e Vital Rodrigues.

O Orador: - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Compreendemos que haja neste país muita gente que tenha má consciência da guerra colonial.

Vozes do PS e do PCP: - Muito bem!

O Orador: - Pensamos que há muita gente que tem o sentimento acentuado do ridículo pela sua actuação durante essa guerra.

Vozes do PS e do PCP: - Muito bem!

O Orador: - Penso que muitos aspectos desse filme evidenciaram esse ridículo com a acção que nessa altura desempenhavam as senhoras do Movimento Nacional Feminino.

Aplausos do PS, do PCP, da UDP e dos Deputados independentes Aires Rodrigues, Carmelinda Pereira, Lopes Cardoso, Brás Pinto e Vital Rodrigues.

Sr. Presidente, Srs. Deputados: Pensamos que aqueles que agora de uma forma tão evidente e exaltada se levantam, porque sentem que foram atingidos os sentimentos religiosos do povo português, querem é que não se debata, nem se fale da guerra colonial.

Aplausos do PS, do PCP, da UDP e dos Deputados independentes Aires Rodrigues, Carmelinda Pereira, Lopes Cardoso, Brás Pinto e Vital Rodrigues.

Estão porventura convencidos de que com este incidente terão conseguido, de uma vez por todas, que a televisão não fale mais da guerra colonial. Pois eu penso que e necessário dizer hoje e aqui nesta Assembleia, que é a expressão da vontade livre do povo português, que é necessário mais do que nunca que a televisão fale de um modo claro, de uma maneira aberta, e com o nível que o tema exige, da guerra colonial e do que ela significou para o povo português.

Aplausos do PS, do PCP, da UDP é dos Deputados independentes Aires Rodrigues, Carmelinda Pereira, Lopes Cardoso, Brás Pinto e Vital Rodrigues.

O Sr. Narana Coissoró (CDS): - Isso mesmo, de um modo claro! ...

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, estamos perto do final do período de antes da ordem do dia, e como ainda há duas declarações de voto para fazer, pergunto à Câmara se o quer prolongar.

O Sr. Magalhães Mota (PSD): -Peço a palavra, para intervir sobre o assunto.

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Magalhães Mota (PSD):- Sr. Presidente, Srs. Deputados: Acho que devemos prolongar este debate e fazer o intervalo mais tarde.

O Sr. Vital Moreira (PCP): - Muito bem!

O Sr. Presidente: - Como mais ninguém se inscreveu, é porque todos os grupos parlamentares estão de acordo com a intervenção do Sr. Deputado Magalhães Mota ....

O Sr. Cunha Simões (CDS): - Sr. Presidente, peço a palavra para fazer .uma pergunta ao Sr. Deputado João Gomes.

O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado acerca de uma declaração de voto não pode fazer perguntas ....

O Sr. Cunha Simões (CDS): - Sr. Presidente, é uma declaração de voto, mas na verdade é o povo português que está a pagar isto tudo ...

Protestos do PS, do PCP e de alguns Deputados do PSD.

O Orador: - Esta Assembleia parece...

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado...

O Orador:- Isto é uma Assembleia que está aqui a marcar passo, não avança um milímetro!

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, ...