termo à desconformidade que é, na actualidade, o nosso ensino.

E a Lei de Bases trará então,a almejada estabilidade curricular, finalidade essencial para que se possam tomar medidas de fundo no concernente à formação de professores e à gestão dos respectivos quadros docentes. E ter-se-á de contemplar, harmonizar e resolver, de uma vez por todas, a flagrante injustiça de que têm sido alvo os professores do ensino. particular, na contagem do tempo de serviço prestado.

Portanto, é urgente o envio pelo Governo a esta Câmara do referido diploma; para que um dos seus deveres indeclináveis e inadiáveis para com o povo, que lhe compete defender, seja cumprido. A Pátria não abdicaria da salvaguarda dos seus valores morais.

Há responsabilidades a assumir perante a história é perante os povos do que se fez e do que não se faz, devendo ser feito, pela defesa intransigente dos valores supremos da cultura, da, paz e do bem comum, da justiça social e da civilização de um país quase milenário, que pretende ver-se reconstruído, em identidade consigo próprio, mas ombreando com o evoluído mundo ocidental.

É um passado que o impõe. É um futuro que o exige.

Aplausos do CDS.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Sotomaior Cardia.

rar a todos uma maior ou menor componente vocacional, optativa, de modo que aqueles que não pudessem seguir o ensino superior ficassem habilitados, com as cadeiras vocacionais que compõem o curso complementar, a iniciar uma actividade profissional.

Finalmente, quero aproveitar a oportunidade para referir que o apelo que o Sr. Deputado João Pulido dirigiu ao Governo relativamente, à legislação para a formação de professores me pareceu muito oportuno, porquanto existe um projecto de diploma ultimado desde o II Governo Constitucional e a sua publicação constava explicitamente do Programa do TII Governo Constitucional e está implícita no do IV Governo. Para além disto, julgo saber que existe concordância do Ministério da Educação e Investigação Científica no sentido de ser publicado esse diploma, mas que o mesmo, como aliás muitos outros que o II Governo Constitucional deixou preparados para publicação, se encontra ainda em fase de aprovação:

O Sr. Presidente: - Como há mais um Sr. Deputado inscrito para pedir esclarecimentos, pergunto se o Sr. Deputado João Pulido quer responder já.

O Sr. João Pulido (CDS): -No fim, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Tem então a palavra o Sr. Deputado Manuel Gusmão.

já, eles próprios, esse tipo de trabalho, enquanto para o ensino secundário liceal seguiam os filhos das camadas médias.

Deste modo havia, desde muito cedo, uma selecção de classe no próprio aparelho de ensino, visto que os filhos dos trabalhadores tendiam a ser também trabalhadores manuais e os filtros das camadas médias e das camadas superiores da grande burguesia seguiam para o ensino superior.