os efeitos directos, os efeitos imediatos do jogo, mas sim os efeitos do investimento turístico na zona de Tróia. Os efeitos imediatos do jogo, Sr. Deputado, não é passível determiná-los, mas o Governo considera que será através do jogo que será possível realizar rapidamente o investimento de Tróia. É através do jogo que será possível reunir as condições financeiras para que o investimento se possa fazer rapidamente.

Quanto ao Sr. Deputado Carreira Marques, preocupou-se muito o Sr. Deputado em saber se o Governo consultou as autarquias locais e os trabalhadores. Eu devo dizer-lhe que não foram consultados Julgo, no entanto, que posso também concluir agora que o Partido Comunista Português ao tomar aqui esta posição consultou os trabalhadores. Gostaria só de saber quais foram os trabalhadores que o Partido Comunista consultou.

O Sr. Vital Moreira (PCP): - Sr. Presidente, isto é intolerável!

Uma voz do PCP: -.O senhor está a mais nesta Casa!

O Orador:- Sr. Presidente, Srs. Deputados: Relativamente ao protesto do Sr. Deputado Vital Moreira, o Governo considera que ele não tem qualquer fundamento e não o pode aceitar. Refuta-o energicamente.

Risos do PCP.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Vital Moreira.

O Sr. Vital Moreira (PCP): - Sr. Presidente, desejava fazer uma pequena verificação: através da palavra; da atitude e do gesto do Sr. Ministro do Comércio e Turismo, este Governo retracta-se mais uma vez perante a Assembleia e perante o País.

Aplausos do PCP e do PS.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Ferreira Lima.

O Sr. Ferreira Lima (PS): - Sr. Ministro, lamento que não tenha sido possível mais uma vez esclarecer aquilo que, dentro de um espírito de objectividade, o Partido Socialista gostaria de esclarecer. Mas, para não ser maçador, faço-lhe uma pergunta, e apenas uma: considera ou não o Governo que a instalação de uma zona de jogo em Tróia é fundamental para a viabilidade económica e financeira do empreendimento? Sim ou não? É muito simples de responder.

O Sr. Presidente:- Tem a palavra o Sr. Ministro do Comércio e Turismo.

O Sr. Ministro do Comércio e Turismo: - A resposta é afirmativa.

Neste momento apagaram-se os holofotes dá Televisão.

O Sr. Vital Moreira (PCP): - Venha a luz da Televisão!

O Orador: - Sr. Deputado Vital Moreira, a propósito de luz, devo dizer-lhe que desde pequenino que, os meus pais me ensinaram que quando recebesse alguém em casa os tratasse com correcção.

Vozes do CDS: - Muito bem!

O 5r. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Vital Moreira. _

O Sr. Vital Moreira (PCP): - Quero dizer que a minha referência à luz derivou do facto de quando há pouco o Sr. Ministro falou a luz da Televisão se acendeu e quando acabou de falar apagou-se. Deste modo julguei que a luz da Televisão acompanharia o Sr. Ministro nos seus levantamentos e assentamentos. Equivoquei--me!

Em relação à educação, devo também dizer ao Sr. Ministro que também aprendi que os visitantes devem ser particularmente respeitosos.

Aplausos do PCP.

O Sr. Malhó da Fonseca (CDS): - 15to é uma vergonha!

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Vasco da Gama Fernandes, para uma intervenção.

O Sr. Vasco da Gama Fernandes (Indep.): -Sr. Presidente, Srs. Deputados: Tive a certa altura a impressão de que se estava a assistir nesta Assembleia á uma espécie de incêndio de Tróia, isto é, que Tróia estava a arder.

Risos do PS.

famílias foram dissolvidas neste país e condenadas à destruição por causa das jogos de fortuna e azar, jogos que eu considero uma total imoralidade.

Uma voz do CDS: - Muito bem!